Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
20/06/2022
Modernização: Prefeitura de São Vicente implementa novo sistema de ouvidoria eletrônica
A Prefeitura de São Vicente implementou um novo sistema de Ouvidoria. A partir de agora, as manifestações podem ser feitas diretamente no site da Prefeitura ou por aplicativo.

A ação pretende melhorar o serviço e diminuir o tempo de resposta. Outro grande benefício da mudança é a eliminação de papel. Hoje, todas as solicitações são impressas e se tornam processos físicos, que precisam tramitar entre diferentes setores da Prefeitura.

O prefeito Kayo Amado destaca a importância de um novo sistema para a ouvidoria eletrônica. “É transparência levada a sério. Passo a passo estamos colocando São Vicente no século XXI. Com gestão adequada, os processos passam a ser mais eficientes, ajudam na redução de despesas e o cidadão se sente mais próximo das soluções dos problemas.”

A implementação do processo é coordenada pela Subsecretaria de Controle Interno, órgão responsável pela Ouvidoria, Controladoria e Corregedoria municipais.

A ouvidora Adriana Pinheiro destacou que os usuários conseguirão consultar o andamento das manifestações pela plataforma escolhida: site ou aplicativo. Além disso, o sistema tem geolocalização. “Com esses recursos, o sistema permite que a administração identifique e mapeie as necessidades da cidade para promover melhorias.”

Como funciona
O sistema será organizado em categorias, listando os temas mais procurados pela população. Caso não encontre o que procura, é possível selecionar a categoria “Outros”.

O munícipe deve preencher todos os campos, com a maior exatidão possível para facilitar a apuração das informações. Após o envio da informação, é possível acompanhar o andamento da solicitação, que deve ser respondida em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, conforme a Lei Federal nº 13.460/2017.

Por Vinicius Claro