Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
03/08/2022
NOTÍCIAS
Primeiro dia de treinamento para agentes comunitários de saúde tem palestra técnica sobre arboviroses
A Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente está promovendo, durante o mês de agosto, um treinamento para que os agentes comunitários de saúde (ACS) consigam atuar em conjunto com os agentes de combate à endemias (ACE) para alavancar a produtividade e controle da dengue na Cidade.
 
Nesta quarta-feira (3), a atividade teve como prioridade transmitir aos agentes comunitários a parte técnica do combate à dengue. A palestra, conduzida pelo chefe do Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (DECODOVE), Fábio Lopes, foi direcionada para que os agentes possam identificar os principais focos do Aedes aegypti, e as formas de combate à proliferação, que podem ser por meios mecânicos (pneus, garrafas, ralos, etc.), químicos (água sanitária, sabão em pó, detergente) e biológicos (peixes que se alimentam das larvas).
 
Já nesta quinta-feira (4), será explicado como o serviço entre ACS e ACE será integrado. Vale destacar que o trabalho não será um adicional do serviço para os ACS, apenas uma orientação a ser conduzida no serviço de visitas domiciliares já realizado pelos agentes. 
 
“A informação é a arma mais importante do combate às endemias, e se os agentes conseguirem levar as orientações cada vez que ocorre uma visita domiciliar, conseguiremos diminuir os casos de dengue”, ressalta Luciana Lage Lourenço Anselmo, enfermeira e supervisora da Atenção Primária.
 
Na sexta-feira (5), será realizada uma oficina rotativa, onde os agentes vão passar por situações simuladas de visitas, de forma a colocar em prática os ensinamentos dos dias anteriores. 
 
Até o final do mês, o efetivo do Decodove vai acompanhar os agentes comunitários nas visitas domiciliares, orientando sobre a divisão do serviço. Após todos os ajustes, o trabalho dos agentes será de grande importância e eficácia para o combate ao mosquito.
 
Até o fim do ano, a Sesau terá um parâmetro do trabalho realizado em conjunto. As vistorias vão funcionar durante o acompanhamento das famílias, nas casas cadastradas e atendidas pelos ACS, mas com o acréscimo de uma inspeção do domicílio junto com o morador. Nessa ação, caso seja encontrada alguma ocorrência nas medidas de controle mecânico, os agentes de saúde poderão realizar o atendimento de imediato, sem precisar acionar os ACE.
 
Os ACS também serão capacitados sobre as medidas de controle químico de baixa densidade. Assim, poderão orientar os moradores sobre a utilização de água sanitária em pontos específicos, para manter a casa sem foco do Aedes aegypti até a próxima visita. Em casos mais urgentes, os ACS vão acionar os ACE para realizar o atendimento. 
 
Para Fábio Lopes, chefe da Decodove, essa integração aumenta a qualidade do atendimento. “Esse trabalho em conjunto propicia mais eficiência no serviço dos agentes de combate às endemias, que passam a atender somente as casas que realmente precisam. Vale lembrar que a iniciativa é uma normativa que está em vigor desde 2000, conforme orientações do Ministério da Saúde, mas, só agora, na atual gestão, a Sesau conseguiu implantar”, pontua. 
 
“Com a união dos dois segmentos de agentes, a Saúde passa a contar com um reforço importante no combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Nós acreditamos no trabalho sério que os agentes de saúde desenvolvem com a comunidade, e esse contato e orientação durante a visita aos domicílios, com certeza, vão trazer muitos resultados positivos para a Cidade”, declara Michelle Santos, secretária da Saúde.
 
Por Matheus Terras

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite