Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
04/08/2022
GCM de São Vicente intensifica rondas no Gonzaguinha e prende indivíduo por tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, em uma rápida resposta, intensificou, em conjunto com a Polícia Militar, as rondas pelo Gonzaguinha, bairro onde ocorreram assaltos no sábado (30). E os resultados não demoraram a aparecer.

Na tarde desta terça-feira (2), por volta das 17h, os agentes avistaram um indivíduo com uma mochila, em atitude suspeita, seguindo em direção ao Morro dos Barbosas.

Os agentes da GCM seguiram o homem e o encontraram em um barraco, contando dinheiro, e portando substâncias ilícitas. Foram localizadas com ele 34 pedras de crack, duas porções de maconha e R$ 144,00 em dinheiro.

Os guardas fizeram a abordagem e, em seguida, encaminharam o infrator ao 1º Distrito Policial (DP), colocando-o à disposição das autoridades policiais.

Assaltos do último sábado (30/7) - Com relação a esse episódio, a Prefeitura reforça que não foi notificada a respeito de nenhum evento na praia, dificultando a possibilidade de mobilização antecipada da GCM e demais forças policiais.

Desde o episódio, o diálogo entre a Guarda Civil Municipal de São Vicente e a Polícia Militar foi intensificado a fim de reforçar as rondas e a presença naquela região.

Vale destacar que o local dos fatos lamentáveis será monitorada em breve pelos totens de segurança, que estão em fase final de implantação, já que o alcance das câmeras é de mais de 1,5km. Isso permitirá a antecipação das forças de segurança para agirem em eventos de grande aglomeração e, sobretudo, coibindo crimes.

Denúncia - Para uma atuação ainda mais eficiente, a GCM de São Vicente conta com a colaboração dos munícipes, que podem fazer denúncias pelo telefone 153 ou via WhatsApp, (13) 99641-0112. A ligação é gratuita e os dados do denunciante são mantidos em sigilo.

Segurança Pública - O tema tem sido tratado como uma das prioridades pela atual Administração Municipal, com investimentos e diversas iniciativas para aumentar a segurança na Cidade.

“Investir em segurança é investir no bem-estar da população. Isso fará com que o cidadão se sinta mais à vontade para passear pelas ruas. Ou seja, consequentemente estaremos fomentando outras áreas como comércio e turismo. Não mediremos esforços para isso”, ressaltou o prefeito Kayo Amado.

Quem passa por São Vicente já percebe a iniciativa inédita na região: os totens de segurança. Com quatro metros, os equipamentos são blindados, possuem câmeras de alta resolução, que captam imagens em 360 graus, botão de emergência, alto-falante, sistema de captação de imagens de placas de veículos, tudo interligado com um centro de controle operacional (CCO). O processo para o início da operação dos totens já está em reta final.

Além disso, dez novas viaturas foram entregues pela atual gestão, dando mais condições para as rondas pelo Município. Somente quatro veículos estavam à disposição quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2021.

A segurança também foi reforçada com 17 novos agentes e outros 16 estão em formação.

Outro ponto que merece destaque e que tem recebido grande atenção da Administração Municipal é a iluminação pública. Diversas vias e locais de São Vicente já receberam novos conjuntos com luminárias em led, mais econômicas e eficientes, substituindo as antigas lâmpadas amarelas por iluminação branca. Uma iluminação de qualidade é aliada da segurança, uma vez que podem inibir a ação de criminosos.

Por Guilherme Sibilio