Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
04/08/2022
Prefeito Kayo Amado sanciona lei que beneficia agentes comunitários de saúde e de controle de endemias
Nesta quinta-feira (4), o prefeito Kayo Amado assinou documento que repassa verba enviada pelo Ministério da Saúde para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE). O anúncio foi feito durante o terceiro dia de treinamento realizado pelo Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove), na sede da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), que fica na Avenida Nações Unidas, s/nº, na Esplanada dos Barreiros.

A lei, que será publicada no Diário Oficial da Cidade nesta sexta-feira (5), dispõe sobre as atribuições, direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, e fixa a remuneração, já com o acréscimo do repasse. A quantia será recebida pelos agentes já no salário deste mês, com valor retroativo. Uma conquista da categoria, que contou com o apoio da Câmara Municipal e do Sindicato do Servidores Públicos, em todo o processo.

"Essa é uma atualização salarial justa para valorizar os nossos servidores que trabalham na ponta, nas ruas , para cuidar da saúde das pessoas. Agradeço também a todos os vereadores que trabalharam para que esse projeto acontecesse", declarou o prefeito Kayo Amado.
Com a sansão da lei, a partir do próximo mês, os agentes comunitários de saúde (ACS), que estão sendo capacitados, passam a atuar em conjunto com os agentes de combate à endemias (ACE) para alavancar a produtividade e controle da dengue.

Para Michelle Santos, secretária de Saúde, o momento é especial. “É a quebra de paradigmas e a construção de elos desses dois serviços: dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias. A gente sabe que o maior índice de infestação de mosquitos é no início do ano, então precisamos trabalhar com prevenção. É por isso que estamos unidos, para que a gente tenha tempo de fazer um bom trabalho para os nossos munícipes”, declara.

Além da presença do prefeito Kayo Amado e da secretária de Saúde, Michelle Santoos, participaram do encontro a vice-prefeita, Sandra Conti, e o vereador Jefferson Cezarolli.