Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 10 de maio de 2024.
21/08/2022
NOTÍCIAS
Mais de 3 mil doses de vacinas são aplicadas no Dia D de Vacinação, neste sábado (20), em SV
A Secretaria de Saúde de São Vicente promoveu neste sábado (20) o Dia D de Vacinação, que teve como objetivo vacinar crianças contra a poliomielite e atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Os adultos também puderam colocar em dia as vacinas atrasadas. 
 
Para a campanha, a Sesau disponibilizou 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), além do posto fixo de vacinação do Brisamar Shopping.
 
As vacinas contra Covid-19 e Influenza também foram disponibilizadas para quem estava com doses em atraso, e continuam sendo oferecidas, durante a semana, nas unidades de saúde. 
 
Ana Lúcia Portela Martins, enfermeira que atuou no posto fixo de vacinação do Brisamar Shopping, descreve como é trabalhar nessa campanha. “É gratificante, porque conseguimos alcançar essas pessoas que durante a semana trabalham e não têm tempo ou condições de vir se imunizar”.
 
Durante a campanha do Dia D, 656 munícipes de todas as faixas etárias compareceram nos postos para se imunizar contra a Covid-19.
 
Já com a vacina contra a Influenza, 823 pessoas foram imunizadas e estão protegidas contra a gripe.
 
A campanha de imunização contra a poliomielite tem como alvo as crianças maiores de um ano até menores de cinco anos. No total, 713 crianças foram imunizadas, sendo 129 com um ano, 180 com dois anos, 214 com três anos e 190 com quatro anos.
 
A campanha de multivacinação tem como foco a atualização da carteirinha de vacinação atrasada do público menor de 15 anos. Ao total, 670 crianças e adolescentes regularizaram suas carteirinhas, sendo que deste número 328 doses foram aplicadas em menores de um ano e 342 doses em pessoas de 5 a 14 anos.
 
Para o Dia D, a Sesau selecionou 120 profissionais, entre equipes de enfermagem, atendentes, motoristas e estagiários. 
 
“É muito importante que os pais e os responsáveis levem suas crianças menores de 5 anos para tomar a vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Embora o vírus esteja erradicado no Brasil há mais de 30 anos, ele continua circulando em alguns países, e é necessário atingir a meta mínima de vacinar 95% das crianças com menos de 5 anos contra essa doença, para manter esse vírus longe do Brasil", ressalta Débora Mendonça Rabello Carvalho, diretora de Vigilância em Saúde
 
A secretária de Saúde, Michelle Santos, destaca a importância da campanha. “Abrimos nossas unidades neste sábado para que os munícipes tenham mais uma oportunidade de regularizar as vacinas que estão em atraso. Nós entendemos que muitas pessoas trabalham e não conseguem ir ao posto durante a semana. Então, essa é a chance de colocar em dia a carteira de vacinação”.
 
Ainda sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, ela convoca os pais e responsáveis a procurar as unidades de saúde. “A campanha continua até o dia 9 de setembro, então para quem não conseguiu vir hoje, e ainda precisa atualizar a carteirinha de vacinação ou precisa tomar a vacina contra poliomielite, temos 26 unidades de saúde que imunizam nossos munícipes de segunda a sexta, das 9h às 15h30, além do posto fixo no Brisamar Shopping, que atende nossos moradores de segunda a sábado, das 10h às 19h”.
 
Por Matheus Terras


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite