Santos - São Paulo - Brasil, 20 de maio de 2024.
01/09/2022
GCM de São Vicente implementa equipe especializada para atender violência contra mulheres
Prevista na Lei Complementar nº 1055/22, está em fase de implantação na Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) o grupamento “Guardiã Maria da Penha”, que atenderá, de forma especializada, mulheres que sofreram violência doméstica, inclusive acompanhando vítimas que possuem medidas protetivas.

Para isso, quatro agentes da GCM participaram do “III Seminário sobre Violência Doméstica - Guardiã Maria da Penha: avanços, entraves e mitos sobre a violência doméstica”, em São Paulo.

“O Seminário nos proporcionou trocar conhecimentos, desafios e encontrar algumas soluções através das vivências e experiências de cada agente, podendo, assim, aprimorar nosso atendimento às mulheres vítimas de violência do nosso Município”, afirmou a GCM Marcela Barbosa da Silva.

As discussões sobre o tema tiveram como objetivo estimular a conscientização acerca da violência doméstica e debater sobre os principais avanços e desafios no trabalho de combate à violência e de proteção às mulheres.

Além de São Vicente, o seminário contou com a participação de guardas municipais de outras cidades do Estado, que tiveram debates divididos em seis temas:

-Violência doméstica: cultura, desigualdade de gênero, revitimização – Mito?;

- Cidadão x Agente: cuidar do cuidador;

- Lei Maria da Penha: avanços, eficácia e garantia?;

- Consciência e responsabilidade: limites institucionais;

- Rede de proteção: garantia de direitos;

- Superar desafios operacionais: boas práticas.

Por Carmen Doria