Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
02/09/2022
Prefeitura de São Vicente dá apoio a moradores e bombeiros em incêndio na Presidente Wilson
Na manhã desta sexta-feira (2) houve um incêndio em um apartamento de um edifício localizado na Avenida Presidente Wilson, 856, em São Vicente.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atenderam prontamente o chamado, enquanto secretarias da Prefeitura Municipal deram apoio integrado na ocorrência.

A Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), por meio do Departamento de Trânsito, bloqueou a pista sentido Centro da Avenida Presidente Wilson durante o combate às chamas, e os agentes da Defesa Civil atuaram isolando a área para os pedestres.

A Secretaria de Saúde (Sesau) também esteve presente, e o SAMU atendeu quatro pessoas, duas no local, e outras duas foram encaminhadas ao CREI, incluindo a proprietária do imóvel, por inalação de fumaça. O Departamento de Controle de Zoonoses (Dezoon), órgão vinculado à Sesau,  também prestou atendimento aos animais dos moradores que precisaram evacuar os apartamentos. O cachorro da proprietário do imóvel incendiado foi levado, sem ferimentos, para um abrigo provisório.

A equipe técnica de assistência social, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foi até o local conversar com os moradores, dando apoio psicológico e logístico para possíveis desabrigados, mas não foi necessário encaminhar ninguém para abrigos.

Após a conclusão do trabalho do Corpo de Bombeiros, os fiscais da Defesa Civil foram autorizados a comparecer no imóvel incendiado para realizar vistoria. Eles também percorreram imóveis vizinhos e os andares, não identificando danos estruturais e liberando os moradores para que retornassem aos seus apartamentos após a limpeza das escadarias e manutenção nos elevadores.

Com o fim do incêndio, o trânsito na via foi liberado aos poucos e, neste momento, já está normalizado.

Sobre o estado de saúde das pessoas encaminhadas para atendimento médico, a Prefeitura cumpre o Artigo 73 do Código de Ética Médica, no qual os profissionais de saúde são proibidos de "revelar fato de que tenham conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente". Sendo asim, a orientação é que os profissioanis de imprensa busquem mais informações junto às famílias dos pacientes e às autoridades policiais.
As informações detalhadas sobre o incêndio devem ser consultadas com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).

Por Rafael Henrique