Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.
02/09/2022
Festejos do Bicentenário da Independência do Brasil começam com hasteamento da Bandeira na Subprefeitura em São Vicente
As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil começaram oficialmente em São Vicente, na manhã desta sexta-feira (2), com solenidade na Subprefeitura da Área Continental, que contou com hasteamento da Bandeira ao som da Banda do 2ª Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro.

“É um prazer comemorar, durante o mandato, a nossa segunda Semana da Pátria. Em 2021, tivemos a oportunidade de estarmos juntos e, agora, em 2022. Esse é extremamente especial porque é o bicentenário”, comentou o prefeito Kayo Amado.

O prefeito também ressaltou que a Independência do Brasil serviu para que o País fosse unido. “Quem gosta de história sabe bem o que acontecia naquele momento, e o que significava para o mundo e o que poderia ter sido do Brasil se a Independência não fosse declarada. Talvez, hoje, a gente não tivesse um Brasil unificado com todo esse território, com todo esse valor, com toda essa riqueza natural que a gente tem hoje”.

A vice-prefeita Sandra Conti ressaltou que o 7 de setembro também serve para "nós fazermos várias reflexões sobre como anda o Brasil, onde estamos, onde queremos chegar, se erramos, se acertamos, e o que a gente ainda pode fazer para recalcular a rota na direção certa”.

Luciana Meireles, supervisora na diretoria pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), emocionou-se ao trabalhar nesse momento. “A gente já vem com esses preparativos desde o mês de março. Às vezes as pessoas perdem o sentimento de amor à Pátria, à Bandeira. O estudo que a gente fez, a banda do Exército tocar diante da Bandeira, como se posicionar, isso parece que foi perdido ao longo dos anos. Hoje é um resgate desse amor pela nossa Nação".

Estiveram presentes na solenidade autoridades, vereadores, CAMP, Lions, Associação Comercial de São Vicente, além da participação das forças armadas, com o Exército, Marinha, Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Programação - Há dois anos São Vicente não comemora com o público essa data, por conta da restrição por conta da pandemia do Covid-19. “Esse dia estava sendo muito aguardado por todos”, comemorou a supervisora Luciana Meireles.

A programação continua, com dois desfiles cívico-militares. A partir das 9h de segunda-feira (5), a Avenida Ulisses Guimarães (Jardim Rio Branco, Área Continental de São Vicente) servirá como passarela de escolas, Polícia Militar, Bombeiros, Exército do Brasil, veteranos das Forças Armadas, Guarda Civil Municipal entre outras entidades representativas. Já às 9h de terça-feira (6), o desfile será realizado na Avenida Capitão-mor Aguiar (Centro), com escolas da região insular, Grupamento de Patrulha Naval,  2º Batalhão de Infantaria Leve, Colégio da Polícia Militar,  Polícia Militar do Estado de São Paulo, 6º Grupamento de Bombeiros de São Vicente, Guarda Civil Municipal, entre outros.

Os dois eventos terão concentração a partir das 7h30. Os locais permanecerão interditados para o tráfego de veículos durante o período de desfile. A Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) manterá equipes da GCM nas imediações, enquanto agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos para orientar motoristas. Uma unidade do SAMU permanecerá a postos para qualquer eventualidade.

Na quarta-feira (7), às 9h, haverá o Hasteamento da Bandeira, na Praça 22 de Janeiro, no Gonzaguinha, Área Insular.

Por Carmen Doria