Santos - São Paulo - Brasil, 08 de maio de 2024.
06/09/2022
Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde de SV promove ações em alusão ao mês de conscientização sobre suicídio
O mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, quando em 2015, no Brasil, foi instituído o mês de Prevenção ao Suicídio.

O tema precisa ser abordado com seriedade e com a valorização da vida, da escuta, do acolhimento, da promoção de qualidade de vida e atividades, além de ser informativo sobre a quebra de mitos e tabus, além do preconceito em falar no assunto.

Com esse intuito, a Secretaria da Saúde (Sesau), por meio do Departamento de Saúde Mental, elaborou atividades voltadas para esse propósito em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município.

Nas unidades de Saúde Mental e da Atenção Especializada haverá a “Árvore dos Desejos”, para que todos que frequentam os serviços possam deixar e retirar uma mensagem no contexto do tema deste ano.

Para a secretária da Sesau, Michelle Santos, mais do que nunca, após os acontecimentos causados pela pandemia da Covi-19, conversar e procurar ajuda é imprescindível. “Preparamos uma programação visando ajudar tanto os pacientes das nossas unidades, quanto os profissionais que atuam nelas, com palestras, atividades de conscientização e humanização. Muitas pessoas precisam de ajuda e, em alguns casos, sentem vergonha de pedir por socorro, e esses encontros vão ajudar aqueles que estão passando momentos difíceis e de crise. A vida sempre vai ser a melhor escolha”, ressaltou.

Confira abaixo a programação das oficinas e atividades do mês:

CAPS II “Domingos Stamato” – Avenida Mal. Cândido Mariano da Silva Rondon, s/n, Esplanada dos Barreiros

14/09 – Distribuição de mensagem à população na estação Esplanada do VLT;

Durante o mês de setembro ocorrerá nas oficinas e grupos terapêuticos, confecção de cartões com frases de valorização à vida, após discussão do tema, pelos usuários e equipe;

Almoço para valorização da equipe “Cuidando de Quem Cuida” a definir data.

CAPS II IJ – Rua Santo Antônio, 64, Centro

14, 21 e 28/09 – Oficina “Reconstrução do Jardim Suspenso” interno;

12 à 16/09 – Oficina ”Colorindo a Vida”, mural colorido pelos usuários do serviço;

22/09 das 9h, às 11h – Oficina de Valorização da Vida na Escola Municipal “Pastor Joaquim Lopes Leão” (Rua Alexandre Sendim, 150, Parque Bitaru);

29/09, das 9h às 11h - Roda de conversa com os alunos da Etec Ruth Cardozo, sobre a valorização da vida e viver é a melhor escolha.

30/09 - Café da Manhã “Cuidando de Quem Cuida”, somente para os profissionais que trabalham nas unidades.

Durante todo o mês rodas de conversa reflexiva nos grupos terapêuticos da unidade.

CAPS II AD – Rua Polydoro Bittecourt de Oliveira, s/n, Vila Margarida

22/09, das 13h às 16h – Oficina de Valorização da Vida na Escola Municipal “Pastor Joaquim Lopes Leão” (Rua Alexandre Sendim, 150 - Parque Bitaru).

15/09, às 13h30 - Dança Circular envolvendo usuários dos serviços, CAPS II AD, CMEI e Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Margarida.

26/09, às 14h30 – Caminhada.

CAPS II Jardim Rio Branco – Rua Donald Alexandre Kealmann, s/n, Jardim Rio Branco

Confecção da “Caixa do Desabafo”, que ficará na recepção da unidade para usuários e familiares que desejam expressar sentimentos de forma nominal ou anônima. A atividade contará com a retaguarda de plantão técnico psicológico (acolhimento) na própria unidade, para usuários identificados com risco ou aqueles que procurarem, espontaneamente;

Elaboração de cartazes informativos sobre Prevenção ao Suicídio, valorização da vida e contatos, além da divulgação de trabalhos como Centro de Valorização da Vida (CVV).

Oficina de corações e laços amarelos com distribuição;

14/09, das 9h às 11h30 – Vivência sobre suicídio coordenada pelos psicólogos da unidade com para usuários e acompanhantes do CAPS II Rio Branco, oficina criativa com produção de obras artísticas/pinturas.

9 e 16/09 – “Psicocine” com filme “O Estranho no Ninho”, voltada à equipe e estendida aos servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rio Branco II e III;

15/09, das 8h30 às 12h – Oficina “Carinho com o Trabalhador”. Atividade do Programa de Educação para Trabalho para Saúde (PET-Saúde), parceria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Sesau, com espaço para apresentação musical, elaboração de varal de frases e momento de descompressão. Serão convidados membros das outras unidades de Saúde Mental.

CAPS III Mater – Rua Padre Anchieta, 211, Centro

15/09, às 14h - Assembléia Temática com inclusão ao tema Prevenção ao Suicídio;

19/09, às 14h – Roda de conversa junto à Atenção Básica na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n, Jóquei Clube), em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) para construção da Rede de Apoio e Promoção da Saúde;

Durante o mês o tema será abordado em grupos e oficinas terapêuticas internas do serviço.

Práticas Integrativas voltadas à Saúde do Trabalhador – Auriculoterapia e Reflexologia desenvolvida em três períodos para contemplar toda equipe.

Secretaria de Saúde (Sesau)

O Grupo de Humanização da Sesau, em conjunto com a Coordenação de Saúde Mental, montará um painel na entrada da Secretaria (Rua Padre Anchieta, 462 - Centro,) alusivo à valorização e práticas visando à qualidade de vida, escuta e o acolhimento das pessoas, além de murais em todos os andares do prédio.

Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)

14/09, às 14h30 – Sala de Espera temática na ESF Rio Branco II e III;

21/09, às 14h30 - Sala de Espera temática na ESF Rio Branco I.

Associação Comercial de São Vicente - Rua Jacob Emerick, 1.238 - Parque Bitaru

14/09, às 14h - Palestra com a psicóloga e coordenadora do Departamento de Saúde Mental, Maria José Esteves Junqueira de Alcalá Cravo, no Conselho Municipal, sobre o tema da campanha de 2022 "A Vida é a Melhor Escolha".

Por Emerson Nascimento