Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
09/09/2022
São Vicente dá início à revisão e atualização do Plano Diretor de Turismo
Visando aprimorar e diversificar o produto turístico para 2023, São Vicente, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), deu início nesta quinta-feira (8) à revisão e atualização do Plano Diretor de Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A previsão de encerramento é para o dia 15 de dezembro, quando o plano será enviado para aprovação da Câmara Municipal.

O Plano Diretor de Turismo é o documento que identifica o potencial e a estrutura do Município, e serve de diretriz para ações que aprimorem e diversifiquem a oferta turística,  aumentando, também, a visibilidade de São Vicente como destino para o público.
De acordo com a Lei Complementar n° 1.261 de 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, o plano deve ser revisto periodicamente. Desta forma, a atualização do documento é critério fundamental para manter a Cidade na categoria de Estância Turística, proporcionando, assim, melhores condições de desenvolvimento e captação de recursos.

A Setur reforça que o Senac conta com equipe técnica capacitada, sendo referência em trabalhos de qualificação e repasse metodológico, fatores essenciais e diferenciados para a excelência do Plano Diretor de Turismo.
A proposta prevê o repasse de metodologia para a área técnica da Setur e demais pastas relacionadas, mantendo o conhecimento junto aos servidores da Prefeitura de São Vicente, não sendo mais necessária a contratação de consultorias privadas, cujo valor da prestação de serviço é consideravelmente maior, gerando, dessa forma, economia aos cofres públicos.

O processo também foi aberto a membros interessados do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), iniciativa privada e sociedade civil.