Santos - São Paulo - Brasil, 17 de maio de 2024.
12/09/2022
Estudante de São Vicente se destaca no Campeonato Paulista de Xadrez Escolar

Matriculado no 9º ano da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã), o estudante Raul Martins (15 anos), obteve mais um grande resultado no sábado (10), terminando sua participação no Campeonato Paulista de Xadrez Escolar na quarta colocação.

A competição organizada pela Federação Paulista de Xadrez foi realizada no Colégio Catamarã, no bairro de Moema (São Paulo), envolvendo alunos de 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O ano de 2022 está marcado por conquistas para Raul. Foram cinco medalhas em menos de seis meses, um bom desempenho no Campeonato Paulista de Menores, além de a escola municipal onde estuda viabilizar a sua filiação na Federação Paulista e na Confederação Brasileira de Xadrez, credenciando-o para competições estaduais e nacionais com os melhores jogadores do País.

Os bons resultados atuais são fruto de uma história que se iniciou no 5º ano, na EMEF Octávio de Césare, quando aprendeu os primeiros movimentos no tabuleiro, com o professor de Língua Portuguesa, Armando Figueiredo dos Santos. Hoje, o aprendiz superou o mestre - como o próprio Armando reconhece - e neste processo de evolução, hoje treina pelo Clube de Xadrez de Santos.

BALANÇO - Em 5 de junho, Raul obteve o bronze no 2º Torneio de Xadrez da Família Petrobras, disputado por jovens, adultos e veteranos. Foram duas medalhas em menos de três meses na mesma competição: em 26 de março, ele já havia obtido a prata na 1ª edição. O ouro também pesou no pescoço de Raul três vezes - duas delas no mesmo dia: em 30 de abril sagrou-se campeão do Torneio de Xadrez Caça Talentos, disputado na UME Cidade de Santos (em Santos), e no Torneio Regional Absoluto Quinzenal e On line – R4LW. Já em  28 de maio, recebeu o troféu de campeão após vencer as cinco partidas no Circuito Metropolitano Xadrez Escolar, no Colégio Objetivo, em Santos, derrotando outros competidores de escolas públicas e particulares.

No âmbito estadual, 2022 marcou a estreia  no Campeonato Paulista de Menores, ficando em 9º lugar no Estado na categoria sub-16 - o melhor desempenho entre competidores da Baixada Santista. A disputa de dois dias foi aberta no aniversário do jovem vicentino, em 14 de maio, “o que, para ele, foi um presente estar lá no campeonato”, comentou a mãe, Carla Fraguas.

Também este ano, foi agraciado com uma carta de reconhecimento do prefeito vicentino. “Raul, sucesso em sua jornada! Acredito nos seus sonhos! Um abraço, do seu amigo Kayo Amado”.

Por Renato Pirauá