Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
14/09/2022
São Vicente tem representante no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar
Quarto colocado no Campeonato Paulista de Xadrez Escolar, o estudante Raul Martins, de 15 anos, tem um novo desafio a partir desta sexta-feira (15). Agora, o aluno do 9º ano da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã) representará São Vicente no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado em Poços de Caldas (MG).

Serão seis rodadas, envolvendo 13 categorias, de sub 5 a sub 18, nos naipes masculino e feminino. Os vencedores recebem troféus, enquanto os demais colocados até a décima posição são agraciados com medalhas.

“O Raul queria participar no ano passado, mas infelizmente não foi possível. Este ano Deus vai abençoá-lo com um bom resultado”, comentou a mãe, Carla Fraguas, que acompanhará o enxadrista nos três dias de confrontos.

A trajetória vitoriosa teve início em 2018, quando cursava o 5º ano na EMEF Octávio de Césare (Catiapoã). Raul aprendeu os primeiros movimentos do jogo estratégico com o professor de língua portuguesa, Armando Figueiredo. Desde então, o jovem enxadrista apresenta uma evolução ano a ano, conquistando diversos títulos. Em 2022 foram cinco medalhas em menos de seis meses; um grande desempenho no Campeonato Paulista de Menores; além de a escola Carolina Dantas viabilizar a sua filiação na Federação Paulista e na Confederação Brasileira de Xadrez, credenciando-o para competições estaduais e nacionais com os melhores jogadores do País.

Sua estreia no âmbito estadual se deu em maio, quando ficou em nono lugar  no Campeonato Paulista de Menores, na categoria sub-16 - o melhor desempenho entre competidores da Baixada Santista. Também este ano, foi agraciado com uma carta de reconhecimento do prefeito vicentino. “Raul, sucesso em sua jornada! Acredito nos seus sonhos! Um abraço, do seu amigo Kayo Amado”.

Por Renato Pirauá