Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
15/09/2022
NOTÍCIAS
EMEI na Área Continental realiza mutirão do lixo em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no sábado (17)
 
 
“Elas vão atuar como agentes multiplicadores do bairro onde moram e, por meio de vivências significativas, fazendo parte daquele processo e a participação das famílias, foram essenciais porque vai trazer a mudança de hábitos, a conscientização quanto à preservação do meio ambiente e, principalmente o cuidado com o local onde eles moram”, comentou a diretora da EMEI Nossa Senhora da Esperança (Jardim Irmã Dolores - Área Continental), Queli Cristina Pinheiro, sobre o mutirão realizado na escola na última terça-feira (13).
 
A iniciativa da gestora escolar se deu na terça-feira (13), dentro das comemorações do Dia Mundial da Limpeza celebrado no sábado (17).
 
De acordo com a assessora ambiental da Secretaria de Educação (Seduc) do Município, professora Eliana Santos Isidoro, a Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam) promoverá a limpeza na praia no sábado (17) e convidou todas as secretarias.
 
Com isso, surgiu a ideia de os pais serem chamados para irem à escola na terça-feira (13) onde assistiram a palestras sobre decomposição do lixo, ministrada por Eliana Isidoro; sobre descarte irregular de objetos em rios e mar, com a coordenadora da educação ambiental da Semam, professora Iracy Léa Pecora, enquanto o chefe de gabinete da Semam, Márcio Batista, falou sobre hábitos sustentáveis que começam desde a infância.
 
Além disso, foram realizadas atividades com os pais e alunos, tanto no período da manhã quanto da tarde, sendo que um grupo ficou responsável pela revitalização de uma pequena horta que a escola possui e outro percorreu o entorno da escola para recolher objetos e lixos descartados irregularmente no local. 
 
Foi recolhida grande quantidade de lixo, totalizando aproximadamente dez sacos de detritos. Entre os objetos recolhidos, estavam as tampinhas, que servirão para a gincana sustentável, projeto desenvolvido pela  Seduc e Semam.
 
No dia seguinte às atividades realizadas na EMEI, a professora Sandra Helena Correa Gomes, que recebeu orientação sobre plantio, abraçou a causa e plantou hortaliças com seus alunos.
 
A diretora Queli Cristina ressaltou a importância desse tipo de iniciativa. “O objetivo da nossa ação, além de divulgar a nossa participação na gincana sustentável que a Seduc promove e principalmente a formação da cidadania das nossas crianças”.
 
 
Por Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite