Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
16/09/2022
Inovação: Prefeitura de São Vicente recebe curso da NudgeRio
A Prefeitura de São Vicente recebe, entre os dias 26 e 30 de setembro, capacitação da NudgeRio. O órgão, ligado ao Instituto Fundação João Goulart da Prefeitura do Rio de Janeiro, é especializado em ciência comportamental. Ao longo da semana, serão ministrados cursos e mentorias sobre a Teoria Nudge para servidores municipais.

O objetivo da ação é ensinar uma metodologia que vem gerando resultados positivos por parte do Poder Público. Com o uso de técnicas adequadas é possível incentivar o comportamento dos cidadãos para facilitar o acesso a serviços públicos.

De acordo com a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, a Prefeitura está sempre atenta para as novidades que surgem na gestão pública. “É a transferência de conhecimento para servidores terem melhor condição e desenvolver habilidades necessárias para implementarem metodologia nudge em projetos futuros em suas áreas. Ou seja, a proposta é fomentar na gestão interna novas práticas da ciência comportamental e gestão de dados nas políticas públicas municipais”, detalhou.

Os trabalhos serão conduzidos pela Coordenadoria de Dados e Comportamento, do Instituto Fundação João Goulart, da Prefeitura do Rio de Janeiro. A capacitação é desenvolvida com o apoio da Comunitas, organização da sociedade civil especializada em implementar parcerias entre setores públicos e privados.

O que é Nudge?
A teoria pode ser explicada pela tradução da palavra inglesa nudge, que significa empurrar. Com estudos amplos e análise de dados é possível criar estímulos para que determinados comportamentos sejam adotados. Na prática, as iniciativas vão sugerir pequenas mudanças para orientar um comportamento positivo.

O método também é aplicado na Administração Pública, e se torna uma das ferramentas de gestão mais modernas. Neste meio, prevê a elaboração de projetos e políticas com base no comportamento da população. Assim, é possível melhorar o acesso aos serviços públicos promovendo incentivos comportamentais.

Algumas dos principais resultados da aplicação das técnicas de Nudge verificados em outros municípios são:
    • aumento do pagamento de impostos atrasados
    • melhor organização do trânsito, com menos comportamentos indesejados
    • e redução de faltas em consultas médicas e serviços agendados

Além do NudgeRio, a Prefeitura de São Vicente acompanha o trabalho de outros órgãos que trabalham com o conceito, como o 011 lab, da Prefeitura de São Paulo.

Aula aberta ao público
A NudgeRio vai ministrar uma aula magna, aberta ao público, no dia 26 de setembro. O evento será no Espaço Multicultural e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo formulário: https://seplansovicente.aidaform.com/aula-magna-nudgerio.