Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
17/09/2022
Operação Bairro Seguro fortalece patrulhamento por vias de São Vicente nesta sexta (16)
Atenta às demandas recorrentes na Cidade, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) segue determinada em garantir mais segurança aos moradores. Nesta sexta-feira (16), das 14h às 23h, os profissionais promoveram mais uma Operação Bairro Seguro, visando coibir, por meio da intensificação de patrulhamentos em pontos estratégicos, ações criminosas em locais afetados constantemente por infratores. Dessa vez, os bairros contemplados foram Vila Valença e Centro.

As rondas resultaram em 10 bicicletas apreendidas e um caminhão irregular de descarte de resíduos da construção civil (RCC) autuado.

“Não vamos acabar com os crimes da noite para o dia. A segurança pública é uma área cuja responsabilidade é do Estado, mas estamos fazendo a nossa parte para apoiar as forças policiais. Em pouco mais de um ano e meio são muitas entregas dessa gestão para a Cidade, muitas delas servindo para reforçar a nossa GCM. Com isso, operações como o Bairro Seguro, por exemplo, têm sido eficientes, e é isso que buscamos,”, salientou o prefeito Kayo Amado.

É importante ressaltar que o patrulhamento será mantido e os profissionais da segurança seguem atentos às regiões com altos índices de crimes cometidos.

Iniciativa da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), a operação tem apresentado resultados positivos e já é uma realidade em São Vicente. Essa é mais uma das diversas ações de melhoria da Administração Municipal em prol da segurança pública. Na segunda-feira (12), foi inaugurado o primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) da história da Cidade. No local estão diversos equipamentos que asseguram a fiscalização do Município através dos 30 totens de segurança instalados em pontos estratégicos, a fim de zelar pelo bem-estar da população. As estruturas possuem câmeras de alta resolução que giram 360 graus e tecnologia de leitura de placa OCR (Optical Character Recognition), alcance de até dois quilômetros e botão de pânico, no qual o indivíduo pode acionar diretamente o CCO, e conversar com um agente de plantão.

Junto a isso, ainda neste ano, a GCM foi reforçada com a chegada de 17 novos agentes, além de outros 16 que estão em capacitação, a entrega de dez modernas viaturas e a revitalização dos ônibus da base móvel.

Vale lembrar que mais segurança fortalece, também, setores como comércio e turismo.

Denúncias - O indivíduo que presenciar ações suspeitas pode acionar a GCM pelo telefone 153. A ligação é gratuita e os dados são mantidos em sigilo.

Por Guilherme Sibilio