Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
22/09/2022
Plantio da árvore cássia é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal no dia da Árvore
Na data em que se comemora o Dia da Árvore, a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) de São Vicente realizou um ato simbólico na tarde desta terça-feira (21), ao plantar a árvore cássia no terraço onde funcionam algumas secretarias da administração municipal.

De acordo com a secretária da SEMAM, Flávia Ramacciotti Cesar de Oliveira, “o plantio de uma árvore representa um marco aqui na administração pública de implantação das agendas ambientais que queremos dentro de casa, dentro dos prédios públicos”.

Flávia explica que as ações desenvolvidas no Município são também de desenvolvimento sustentável e, por isso, o plantio no topo do prédio representa um ambiente de trabalho conectado com um ambiente sustentável.

A coordenadora de educação ambiental, professora Iracy Léa Pecora, explica porque escolheu a cássia. “A árvore cássia foi escolhida porque, além de ser bonita, ela tem médio porte e se adapta bem como árvore ornamental. O terraço do prédio que estamos ocupando é uma área espetacular onde você pode fazer várias coisas, mas é uma área comum, que servirá para todas as secretarias que estiverem lotadas aqui".

Para que o espaço comum fique mais agradável vamos arborizá-lo trazendo mais espécies floríferas, frutíferas e montar uma horta vertical para não tomar muito espaço. "Já estamos com paletes para serem fixados nos muros do terraço, e com as espécies, principalmente aromáticas, que gostam de sol”.

Além da espécie plantada, outras duas árvores estão compondo o cenário. São pitangueiras, que atingem entre 6 a 12 metros de altura.

Projeto- A professora revela que a SEMAM está com um projeto de ter uma horta vertical com ervas medicinais que servirão para serem utilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse projeto está em fase de implantação, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau).

Texto: Carmen Doria
Fotos: Cynthia Rocha