Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
23/09/2022
Rede de acolhimento em São Vicente está atenta à queda de temperatura neste fim de semana
O primeiro fim de semana da primavera será com frente fria, com temperatura mínima prevista de 13°C em toda a Baixada Santista. Mas São Vicente continua preparada para atender as pessoas em situação de rua.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Leandro Valença, o atendimento à população é permanente, e com a chegada da onda de frio neste fim de semana os serviços de acolhimento seguem disponíveis para esse público. “Ampliamos as vagas e estamos também fazendo busca ativa. Os serviços de acolhimento têm se reorganizado e não tem faltado vaga durante os períodos frios”, ressalta Valença.

Valença esclarece que no período de baixa temperatura a Prefeitura ativa o protocolo de ações emergenciais às pessoas em situação de rua. Dentro deste protocolo estão o aumento de disponibilidade de vagas e a ampliação das equipes.

O secretário ressalta que antes mesmo da chegada do inverno deste ano a equipe de abordagem social conta com mais integrantes, buscando ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua, ofertando auxilio socioassistencial.

Houve também a ampliação de 25% das vagas existentes nos abrigos, com diminuição das exigências para a permanência nos acolhidos, além da distribuição de agasalhos e cobertas.

O Município conta com uma rede direta de três acolhimentos institucionais na modalidade de Casa de Estar (prioritariamente famílias e pessoas em situação de violência direta), Casa de Passagem (público misto) e Acolhimento Emergencial (público misto).

Vale ressaltar que o trabalho de abordagem social é permanente e cerca de 90 novas vagas foram abertas nos abrigos da Cidade.

Abordagem social - São Vicente ainda conta com um serviço de abordagem social que funciona de forma ininterrupta, no qual a equipe percorre as vias para ofertar os serviços municipais para as pessoas em vulnerabilidade social.

Valença explica que todo o serviço é feito de forma humanizada e respeitosa, onde a pessoa em situação de rua não é retirada de forma compulsória. “Possuímos uma rede de acolhimentos institucionais que visam promover o regresso dessas pessoas à vida social, podendo ficar acolhidas pelo tempo que for necessário”.

Centro POP - Além desses serviços, o Centro Pop é a equipe central para toda a política pública municipal para atenção às pessoas em situação de rua. Neste equipamento são ofertados acompanhamento psicossocial, alimentação primária e ingresso à rede de acolhimentos.
“Após o início da pandemia, percebemos um aumento se 30% das pessoas em situação de rua, destacando a mudança do perfil dessas pessoas, onde notamos uma crescente de núcleos familiares que acabaram indo para a situação de rua em razão da fragilidade na promoção de renda”, explica o secretário da SEDES.

Valença explica que os acolhidos precisam estar cadastrados no Centro Pop para pernoitar no local.

Arrecadação - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), também oferece roupas, cobertas e produtos de higiene pessoal para as pessoas em situação de rua.

As doações podem ser feitas nas duas unidades do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), das 9h às 17h, nos seguintes endereços:

- Unidade FSS-SV Área Insular - Rua Benedito Calixto, 205. Telefone (13) 3467-9118.
- Unidade FSS-SV Área Continental - Avenida Dep. Ulisses Guimarães, 181 - Jardim Rio Branco. Telefone (13) 3467-9118.
Acionamento dos órgãos competentes - O munícipe pode solicitar ajuda à pessoa em situação de rua no telefone 3467-9301 (Centro Pop), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados/Domingos e feriados ligar para o 153 (Guarda Civil Municipal).

Por Carmen Doria