Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
24/09/2022
Conselho da Pessoa com Deficiência realiza caminhada, palestras e inaugura Multa Cidadã em São Vicente neste sábado (24)
Em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na quarta-feira (21), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF) realizou um evento com caminhada, quatro palestras sobre o tema e a inauguração do projeto de conscientização “Multa Cidadã”, neste sábado (24).

A caminhada partiu às 9h do Reabilitar II (Jardim Rio Branco) e as palestras foram realizadas na E. E. Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, na Área Continental, com a presença de dezenas de pessoas.

As conversas foram ministradas pelo ex-presidente do COMDEF de Santos, Luciano Marques, sobre “A história da luta das pessoas com deficiência”; Luciana e Alexandre Las sobre “A dança em cadeira de rodas como arte”; Ana Patrícia de Oliveira sobre “O protagonismo da mulher com deficiência; e Verena de Lima sobre “Enxergue sua saúde no futuro”.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, esteve presente, assim como a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins, a presidente do COMDEF, Solange Santos Leal e a assessora da Juventude, Geovana Albuquerque.

“Foi criado um talão e, quando o munícipe encontrar algum veículo na vaga de idoso ou pessoa com deficiência sem a devida credencial, ele vai deixar um aviso para que o motorista saiba que está cometendo uma infração. Caso o condutor tenha direito a estacionar na vaga e não possua o cartão, atrás do aviso tem a explicação de como obter a credencial. Além disso, preparamos, em parceria com a Secretaria de Imprensa e Comunicação (Seicom), alguns vídeos chamados de “Minuto do Trânsito”, com o objetivo de alcançar diversos públicos pelas redes sociais”, explicou o prefeito Kayo Amado.

Multa Cidadã - Projeto de conscientização desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), voltado para motoristas que estacionam indevidamente em vagas especiais destinadas aos idosos e pessoas com deficiência.