Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
05/10/2022
Em setembro, ações da GCM crescem mais de 100% em comparação a agosto
As ações da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) cresceram 114% em setembro, em comparação ao mês de agosto. O aumento na efetividade é fruto da intensificação dos patrulhamentos pelos bairros, integrados ao monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), espaço inaugurado recentemente, que dispõe de diversos equipamentos e profissionais, auxiliando a fiscalização do Município.

Em agosto, a GCM atuou em 42 ações. Já no último mês, foram 90. Entre as diversas ocorrências atendidas, se destacam quatro intervenções em agressões físicas, três capturas de procurados pela justiça, cinco ações de apoio ao munícipe, e outras.

No total, seis ocorrências foram encaminhadas ao Distrito Policial (DP), sendo dois casos de veículos localizados e devolvidos aos proprietários; dois celulares recuperados (em um dos casos o infrator foi detido e conduzido ao DP); uma prisão em flagrante por violência doméstica; e uma apreensão por tráfico de drogas.

O prefeito Kayo Amado ressalta que 2022 é o ano de maior investimento destinado à segurança pública na história da Cidade. "Essa atenção especial visa tirar São Vicente de um atraso de décadas na área. Municípios vizinhos já possuem um CCO há pelo menos 20 anos. Assumimos num cenário difícil, em meio a uma pandemia. Aos poucos, a população pode notar a evolução".

O CCO, além de qualificar o monitoramento, possibilitou o fortalecimento do trabalho conjunto entre Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), pasta da Administração Municipal que direciona políticas públicas voltadas à segurança pública, e Governo do Estado, que é efetivamente responsável pelo setor. O local possui salas para que as forças possam se reunir e traçar medidas estratégicas.

"Além dos patrulhamentos diários e fiscalizações via CCO, promovemos reuniões mensalmente em que os cidadãos podem apresentar suas demandas. Em um encontro recente, inclusive, foi constatada a necessidade de aumentarmos as rondas pelo Itararé. O resultado foi que na última semana do mês, a GCM recuperou o veículo de uma idosa que havia sido furtado", salientou o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.

Um dos exemplos deste estreitamento aconteceu recentemente, no dia 23 de setembro, quando a Polícia Civil, por meio de um mapeamento realizado dentro do CCO, conseguiu localizar e capturar uma quadrilha especializada em roubo de farmácias, que vinha aterrorizando estabelecimentos de São Vicente.

Vale lembrar que a Prefeitura instalou 30 totens de segurança com câmeras 360° do tipo ‘Speed Dome’ em pontos estratégicos da Cidade. Através deles, os agentes podem fiscalizar a região 24h. Os equipamentos também possuem leitor de placa para identificar possíveis infrações de veículos, e botão de pânico, no qual a pessoa pode acionar a central diretamente e conversar com um profissional.

Segundo o prefeito Kayo Amado, o empenho para melhorar a segurança também fomenta outras áreas. "Ninguém quer passear pelas ruas e ser roubado ou assaltado. Esse investimento gera, consequentemente, mais confiança, fazendo com que as pessoas se interessem por visitar São Vicente. Valorizando, dessa forma, setores como cultura, turismo e comércio".

A GCM também conta com a colaboração do munícipe. Caso você presencie alguma ação suspeita, pode denunciar à Guarda pelo número 153. A ligação é gratuita e os dados são mantidos em sigilo.

Por Guilherme Sibilio