Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
10/10/2022
Mês das crianças é celebrado com o 'Programa Criança 100% saudável' nas unidades de saúde
Para celebrar o Mês das Crianças de forma alegre e educativa, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente promove o “Programa Criança 100% Saudável”, projeto que visa alegrar os pequenos com programação repleta de atividades e ações de saúde.

Ao todo, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) vão oferecer ações voltadas ao cuidado com a higiene bucal, atualização da caderneta de vacinação, alimentação saudável e prevenção a doenças, de forma alegre e descontraída. Para entreter os pequenos, haverá atividades lúdicas, entrega de kits, brincadeiras, guloseimas e cortes de cabelo.

Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, é o momento de comemorar com diversão e consciência. “Essa ação integra muitos departamentos da saúde que, juntos, vão acolher nossas crianças para conversar, realizar consultas, vacinar, proteger, brincar e promover o bem-estar. Criança é sinônimo de alegria, e não tem nada melhor do que proporcionar entretenimento de forma saudável e segura, pois esses pequenos são o futuro do nosso País. Nossa meta é sempre levar o melhor para eles”.

Confira abaixo a programação com locais e horários:

ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)

Dia 18/10 - Evento Criança 100% Saudável, com atualização de carteira de vacinação, orientação sobre saúde bucal e kit para higienização bucal (profissional dentista), medidas antropométricas/avaliação nutricional e pintura no rosto com tinta antialérgica, mediante autorização dos pais ou responsável.

ESF Gleba II (Avenida Dr. Celso Santos, 510 – Parque das Bandeiras)

Dia 13/10, às 13h - Palestra sobre escovação de dentes e prevenção às cáries. A unidade vai disponibilizar também corte de cabelo gratuito, distribuição de pipoca, algodão doce, hot dog e suco. Como entretenimento, as crianças terão vários brinquedos, como piscina de bolinha e pula-pula.

UBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n – Parque Bitaru)

Dia 21/10 - Realização de ação em parceria com a Creche Municipal Vovô Raimundo, com a coordenação da Diretoria de Ensino. No local, haverá teatro de fantoches, em parceria com a equipe da Dengue (enfermeira), avaliação antropométrica para cálculo de Índice de Massa corpórea IMC e posterior avaliação nutricional; orientação sobre a importância da alimentação saudável; avaliação da situação vacinal dos alunos; programa de prevenção odontológica com dentista.

ESF Parque Continental I/II (Avenida Central, 940, Parque Continental)

Dia 24/10, às 9h30 - Palestra sobre cuidados com a higiene na infância.

Dia 26/10, às 9h30 – Roda de conversa sobre a alimentação saudável na infância.

ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá)

Dia 20/10 - Busca ativa na Escola Municipal Educação Infantil Edmundo Capelari, com regularização de caderneta de vacina e orientação sobre alimentação saudável para as crianças na escola.

UBS/ESF Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225 – Cidade Náutica)

Dia 21/10 – Criança 100% Saudável na Escola Municipal Anuar Frayha, com várias atividades.

UBS/ESF Parque das Bandeiras (Rua Dario Aredes Lacerda, 70, loja 11)

Dia 13/10, às 13h - Palestra sobre escovação de dentes, corte de cabelo, carrinho de pipoca, algodão doce, hot dog e suco; brinquedos, piscina de bolinha e pula-pula.

ESF Ponte Nova (Rua Salvador, s/ - Jardim Irmã Dolores)

Dia 18/10, às 9h - Realização de atividades educativas sobre cuidados pessoais. O evento contará com brinquedos pula-pula, piscina de bolinha, carrinho de algodão doce e pipoca, pintura artística e entrega de sacolinhas de guloseimas, preparadas pelas agentes comunitárias de saúde, auxiliar de serviço bucal e fisioterapeuta.

UBS/ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n – Jockey Club)

Dia 22/10 – Orientação sobre importância da saúde bucal com a participação da auxiliar de serviço bucal e distribuição de escova e creme dental;

Dia 24/10 – Orientação sobre dieta saudável, enfatizando a introdução de uma fruta na refeição, realizado durante o acolhimento das consultas pediátricas, com a participação de enfermeira e agentes de saúde.

ESF Saquaré Mexico 70 (Rua do Meio, 70 – Vila Margarida)

Dia 28/10, às 9h30 - Verificação e atualização de cadernetas de vacina para que o Programa Nacional de Imunização seja atualizado; teatro de bonecos “Os Caça Mosquitos”, atividades lúdicas com ênfase na promoção da saúde.

ESF Vila Ema (Rua Eliseu Almeida Melo, 10 – Vila Ema)

De 17 a 21/10 - Programa Saúde na Escola, com acesso à caderneta de vacinação, em conjunto com a escola do bairro, para conferência e encaminhamento à unidade dos alunos com vacinas em atraso.