Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
10/10/2022
NOTÍCIAS
Dia da Guarda Municipal: São Vicente investe em melhorias na segurança e valoriza trabalho dos profissionais
O Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado nesta segunda-feira (10). A data faz uma menção simbólica àqueles que saem às ruas diariamente para proteger e salvar vidas. Em São Vicente, os profissionais levam este propósito a sério. Em 2021, segundo dados fornecidos pela Conferência Nacional das Guardas Municipais (CONGM), a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) foi a segunda mais atuante da Baixada Santista, com 450 ocorrências atendidas. 
 
Porém, para que os agentes possam combater o crime da melhor forma, recursos são necessários. Ciente disso, a Administração Municipal tem dedicado atenção especial à segurança pública, que também é capaz de potencializar setores como o turismo e o comércio. 
 
"Não é fácil sair de casa todos os dias e encarar o crime frente a frente. São verdadeiros heróis que merecem ser enaltecidos. E essa gratidão não pode ser demonstrada apenas com um elogio ou agradecimento, mas sim, com recursos. Essa é uma forma de dignificar o trabalho dos profissionais e qualificá-los para que, quando necessário, eles possam entrar em ação e cuidar dos vicentinos", declarou o prefeito Kayo Amado.
 
Desde o início da atual gestão, diversas iniciativas foram desenvolvidas, com o intuito de tirar São Vicente do atraso de décadas no cenário. Nunca se investiu tanto na área como em 2022. 
 
São dez novas viaturas para que a GCM consiga ampliar sua área de atuação - até então, apenas quatro veículos estavam disponíveis, e todos sucateadas.
 
A corporação foi reforçada com a chegada de 17 novos agentes. Além disso, são feitos treinamentos constantes dos homens mulheres que vestem a farda da GCM.
 
No dia 12 de setembro, a Primeira Cidade do Brasil celebrou um momento histórico: a inauguração do primeiro Centro de Controle Operacional (CCO) de sua história, espaço ocupado por profissionais capacitados, com monitoramento 24h garantido por meio dos 30 totens de segurança instalados em pontos estratégicos do Município. 
 
Segundo o secretário de Defesa e Organização Social (Sedos), Silvio Damaceno, o local representa um ponto de reformulação no cenário da segurança em São Vicente, já que é preparado para integrar os trabalhos da GCM com a Polícia Militar (PM), Departamento de Trânsito, Defesa Civil e Samu. "No CCO, podemos reunir todas as forças de defesa e segurança da Cidade, a fim de elaborar estratégias em prol da população. Com ele, conseguimos estreitar as relações e fortalecer a segurança do Município".
 
As ações não param de acontecer. "Com base em dados estatísticos, intensificamos as rondas por alguns trechos da Cidade, através da 'Operação Bairro Seguro'. A iniciativa consiste em um patrulhamento reforçado em pontos específicos da Cidade, visando fortalecer a segurança em locais que têm sofrido com o crime constantemente", contextualizou o comandante da GCM-SV, Rubens Goes. 
 
Resultados - Funcionando há quase um mês, o CCO já atuou em ocorrências relevantes. No final de setembro, graças a um mapeamento realizado e ao trabalho integrado dos profissionais, o equipamento auxiliou na localização de uma quadrilha especializada em roubos a farmácias. Os bandidos, que vinham aterrorizando os estabelecimentos há semanas, foram presos pela Polícia Civil. 
 
Recentemente, na noite de quinta-feira (6), os totens entraram em ação e flagraram um furto de fiação no cruzamento entre a Rua Frei Gaspar e a Linha Amarela, no bairro Bitaru. Um casal estava em atitude suspeita e foi identificado pelo CCO. Os agentes rapidamente acionaram a Guarda, que encaminhou a dupla ao 1° Distrito Policial (DP).
 
A intensificação dos patrulhamentos também resultou em números positivos. Em setembro, a GCM bateu o recorde de demandas atendidas neste ano, com 90 atuações ao longo do mês, 114% a mais em relação a agosto. 
 
"É dessa forma, com entregas, que queremos parabenizar essa instituição que tanto trabalha para o Município. Sabemos das dificuldades, mas estamos fazendo de tudo para contorná-las e proporcionar mais ferramentas para a nossa GCM", concluiu o prefeito Kayo Amado. 
 
Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite