Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
10/10/2022
Nova Orla do Gonzaguinha ganhará cerca de 60 novas árvores nativas
O urbano e o natural andarão juntos na Nova Orla do Gonzaguinha, projeto cujas obras avançam a cada dia. O cenário, além de moderno, dará espaço a cerca de 60 novas árvores, incluindo palmeiras e arbustos, priorizando espécies nativas, como forma de compensação ambiental.

Um time de técnicos ambientais, entre eles engenheiro agrônomo, vem acompanhando de perto o projeto de paisagismo durante os trabalhos de revitalização, realizando avaliações técnicas das espécies plantadas em toda a orla, passeio e canteiro central. Os profissionais concluíram que muitas árvores estavam doentes, interferiam no calçamento e obstruíam as redes de drenagem. Com isso, será necessário suprimir cerca de  15 árvores, incluindo algumas palmeiras e arbustos.

Para Alexsandro Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano, a ideia é trazer um ordenamento e embelezamento da orla, criar alguns locais de sombra, permitindo a contemplação do mar com conforto. “Temos um compromisso com o meio ambiente durante as obras do Gonzaguinha, já que estamos falando de um dos cenários naturais mais bonitos de toda a Baixada Santista. As árvores retiradas serão automaticamente substituídas por outras, mais compatíveis com o meio urbano. Iremos remover cerca de 15 árvores não saudáveis, mas plantaremos cerca de 60 novas, ou seja, quatro vezes mais”, declarou.

Status da obra - A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) já realizou 100% da primeira etapa, com troca da adutora, ramais de água e esgoto. O trecho compreendido vai do início da Rua 11 de Junho até a Praça do Maçom.

Neste momento, são realizados os serviços de reforma da drenagem, com troca de tubos, bueiros e desassoreamento da rede, por hidro jateamento.

Além disso, está sendo realizada a preparação para execução dos passeios e a reforma do píer. A obra segue o cronograma de conclusão da primeira etapa até o fim do ano.

O serviço foi dividido em duas etapas: a primeira da Praça Menon (Rua Onze de Junho - Boa Vista) até a Rua Frei Gaspar, próximo ao restaurante Gaudio; e a segunda da Rua Frei Gaspar até a Praça Tom Jobim.

A obra, projetada e fiscalizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi aprovada pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 9 milhões.

“Sabemos que por enquanto a obra causa alguns transtornos à população que mora ou utiliza o trajeto no entorno, mas quando o serviço terminar teremos uma praia totalmente revitalizada, com uma vista sem interferências, com sistemas de drenagem e abastecimento de água melhores e com a qualidade de um local que será um cartão-postal e um símbolo da nossa Cidade”, afirmou o prefeito Kayo Amado