Santos - São Paulo - Brasil, 01 de maio de 2024.
19/10/2022
Dia do Médico: Profissionais da saúde foram contemplados com confraternização e palestra sobre pré-natal e hipertensão na gravidez
No dia 18 de outubro é celebrado o “Dia do Médico”, profissionais extremamente importantes para o bem estar e saúde da população. Pensando na data especial, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), realizou na tarde desta terça-feira (18), um encontro para médicos e enfermeiros da rede municipal com palestras a fim de destacar o cuidado qualificado para as mulheres no pré-natal, durante a gestação e os riscos sobre a hipertensão.

Um dos principais pontos destacados na palestra foi a importância na qualificação para atender de maneira adequada às grávidas, com ênfase na oportunidade que os profissionais possuem com a primeira consulta da gestante, com o acolhimento da mulher e da família, triagem, privacidade, segurança e os potenciais riscos que podem ocorrer durante os meses em que o bebê está na barriga.

A palestra foi mediada pelo médico obstetra Francisco Lázaro Pereira de Souza, que já atuou em São Vicente como coordenador da Saúde da Mulher e hoje também leciona como professor em universidades da região. O profissional destacou a importância do Município em sua carreira e que estava feliz em voltar para compartilhar conhecimento com os colegas de profissão. “É sempre gratificante retornar para esse lugar, pois foi muito bom o tempo que trabalhei aqui nas unidades de saúde e com o atendimento à população, não é à toa que é a Primeira Cidade do Brasil”.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, esteve presente no encontro e, além de parabenizar os profissionais pela data tão importante, ainda ressaltou a escolha do tema da roda de conversa. “Compartilhar conhecimento e fazer essa troca de experiências sempre é bom. Agradeço a presença do Dr. Francisco aqui conosco e, principalmente, aos nossos médicos que atendem tão bem a nossa população vicentina. Obrigada pela escolha de vocês, pela educação permanente e por acreditarem na nossa gestão”.

A médica e diretora da Atenção Primária em Saúde, Paola Almeida Bueno de Camargo Canas, também participou da iniciativa. “O olhar para a gestante é fundamental para proporcionar a ela segurança no atendimento. O pré-natal é um dos processos mais delicados e importantes da gestação, pois é através disso que os outros médicos e enfermeiros que forem atender as grávidas irão saber a situação da mãe e do bebê. Por isso é bom ter atenção no registro de todos os acontecimentos relatados pelas mulheres, porque vão ter outros impactos futuramente”.

Ao final da palestra, os médicos celebraram a data com uma boa confraternização.

Por Emerson Nascimento