Santos - São Paulo - Brasil, 16 de maio de 2024.
20/10/2022
Dia Nacional da Alimentação nas Escolas: São Vicente atende mais de 65 mil estudantes da rede pública

No Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, comemorado na sexta-feira (21), a rede municipal de São Vicente apresenta números que demonstram a importância das ações voltadas à educação alimentar e nutricional dos estudantes no decorrer de todas as etapas da vida escolar.

A Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (DAE/Seduc-SV), atende, diariamente, 65 mil estudantes da rede pública de ensino (entre escolas municipais e estaduais), atingindo um público na faixa etária dos 4 meses aos 17 anos, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os números são gigantescos, com fornecimento mensal de 40 toneladas de carne, 15 de arroz, 5 de feijão carioca, 1,5 de feijão preto, 15 de macarrão, 8 de molho, além de 24 toneladas de frutas e legumes.

O foco na boa alimentação deve acontecer desde os primeiros meses de vida, uma vez que o hábito de comer bem reflete na fase adulta. Assim, para cada faixa de idade é dada uma atenção diferente pela DAE. A introdução de comida sólida, por exemplo, começa na sequência do pós-aleitamento materno, quando o bebê passa a ter autonomia para se alimentar, tudo de forma monitorada.

Data Nacional - Comemorado em 21 de outubro, o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas tem o intuito de ressaltar a importância das ações voltadas à educação alimentar e nutricional dos estudantes no decorrer de todas as etapas da educação básica. A oficialização da data surgiu pela criação da Campanha de Merenda Escolar, instituída por meio do decreto 37.106 de 1955, voltada à adoção de estudos destinados à melhoria do valor nutritivo da merenda. Passadas quase sete décadas, o foco em fornecer uma alimentação com qualidade permanece presente nas creches e escolas municipais de São Vicente.

Por - Renato Pirauá