Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de abril de 2024.
27/10/2022
NOTÍCIAS
Banana vence 'Eleição das Frutas' realizada em creche do Parque São Vicente
Com 82 votos, a Banana foi a grande vencedora da Eleição das Frutas, realizada na manhã de sexta-feira (21) na creche El Shaday (Parque São Vicente). As outras duas candidaturas foram do Morango (40 votos) e do Abacaxi (43 votos). A apuração foi encerrada nesta quinta-feira (27), sendo computados os votos das crianças e familiares.
 
Com direito a cédulas, urna e até título eleitoral, a votação encerrou um projeto pedagógico iniciado em setembro. O pleito também marcou uma data importante no meio educacional: o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas.
 
Mais que o resultado,  as 69 crianças da unidade deram uma grande demonstração de cidadania. “Trata-se de um projeto grandioso, porque nossos pequenos estão aprendendo de forma lúdica a respeitar o outro, a ser um cidadão de bem, a votar de maneira consciente e, também, a ter hábitos alimentares saudáveis”, destacou a supervisora de ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Tathiana Vassão.  
 
A votação foi aberta também aos familiares, que desde setembro ajudaram na campanha eleitoral e compareceram à unidade no dia do pleito, na condição de cabos eleitorais da fruta preferida.
 
Mãe da Lorena, Gisele Alves, considerou o projeto muito válido. “Minha filha ficou muito animada com tudo o que aconteceu na eleição da creche”, revelou. Rafaela Leão fez campanha para a Banana, em apoio à aluna Ana Samyra. “Estou muito satisfeita, porque desde que coloquei minha filha nessa creche, ela é outra. Em meio a tanta briga no Brasil por causa da eleição, esse projeto é um exemplo a ser seguido pelas crianças e pelos adultos. Nunca vivi algo igual”.
 
Avó da Eloá, a aposentada Rosângela Barreto apoiou o Morango. “É uma grande lição de democracia para as crianças, que aprendem desde cedo a votar, ter uma opinião própria e garantir a liberdade de escolha”.
 
Coordenadora de assuntos pedagógicos da El Shaday, Fabiana Madureira destacou que durante a campanha as frutas ficaram em evidência na unidade. “Toda semana tivemos um momento culinário com os pequenos, com doce de banana, mousse de morango, frutas in natura”, brinca.
BALANÇO - Embora o pleito ‘de mentirinha' tenha proporcionado um clima de diversão para os envolvidos, o projeto primou pelo valor pedagógico, preparando na construção do senso crítico e fomentando o gosto pela democracia. 
 
Cada sala escolheu a fruta de sua preferência para concorrer no sufrágio. A turma do berçário apoiou o saboroso Morango; o maternal 1 escolheu a vitaminada Banana; e o maternal 2 apostou na acidez do Abacaxi - todos candidatos com grandes qualidades nutricionais. 
 
Dessa forma, o clima visto na TV e nas ruas durante o período foi adaptado para o ambiente educacional, com pesquisa ‘Varejob’ (uma variação do Ibope), produção de santinhos e cartazes, programa eleitoral e muito mais. 
 
Os pais também se envolveram, respondendo às pesquisas do ‘Varejob’ enviadas para casa. Além dos pequenos fazerem a propaganda eleitoral, os familiares foram convidados a ajudar, criando vídeos de apoio ao candidato e, também, comparecendo para votar. 
 
Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite