Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
10/11/2022
Prefeito Kayo Amado assume papel de 'embaixador' de São Vicente em Portugal e apresenta planos para os 500 anos da Cidade
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, segue cumprindo a agenda oficial pela Europa neste início de novembro. Nesta quarta-feira (9), ele esteve na cidade portuguesa de Coimbra, onde participou de reuniões na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. O chefe do executivo vicentino esteve acompanhado do coordenador da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Paulo Oliveira; e do prefeito de Rio Branco (AC), Tião Bocalom.

O principal objetivo dos encontros foi difundir o plano dos 500 anos de São Vicente, primeiro município brasileiro a completar esta marca.

Na ANMP, a comitiva foi recebida pelo Secretário-Geral da entidade, Rui Solheiro. Na ocasião, o prefeito Kayo Amado fez uma apresentação de São Vicente aos presentes à mesa, contando um pouco da história da Primeira Vila do Brasil, transformada em Cidade, reforçando que será a primeira no País a comemorar os 500 anos, desde a chegada dos portugueses. Amado citou locais históricos de São Vicente, pontos turísticos e comparou, inclusive, a arquitetura de alguns prédios vicentinos, entre eles o do Paço Municipal, com a arquitetura presente em diversos locais de Coimbra. O prefeito entregou a cada um dos presentes um folder contendo diversas informações turísticas de São Vicente.

"Celebramos hoje uma relação de parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses. Tive a oportunidade não só de representar os maiores municípios do País junto à Frente Nacional de Prefeitos, mas de levar o interesse de firmar acordos com cidades portuguesas para se contar a história de Portugal e do Brasil, começando por São Vicente. Queremos atrair parceiros culturais para erguer nossos patrimônios históricos, com estudos daqui e investimentos daqui. Nossa história precisa ser contada e difundida", afirmou Kayo Amado.

Outro compromisso foi no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, onde foram discutidas parcerias futuras de estudos da universidade com o Município. O objetivo foi discutir a democracia, já que São Vicente abrigou a Primeira Câmara das Américas, além da recuperação de patrimônios históricos vicentinos, como o Porto das Naus, o primeiro porto alfandegado do Brasil, Casa Martim Afonso e Biquinha de Anchieta.

"A Universidade de Coimbra é uma grande referência em Portugal e uma das maiores do mundo. Estamos buscando parcerias institucionais relevantes como essa, para que eles nos apoiem na revitalização de muitos de nossos patrimônios e, consequentemente, na missão de recuperar São Vicente. É o início de um diálogo que, tenho certeza, vai render muitos frutos", concluiu o prefeito.