Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
11/11/2022
Prefeitura participa da 27ª Semana Estadual da Alimentação em São Paulo
Um grupo de técnicos das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Meio Ambiente (Semam) de São Vicente foi à 27ª Semana Estadual da Alimentação, organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo (SAA). Para a capital paulista, participaram servidores como assistente social, nutricionista e engenheira agrônoma, representando a Prefeitura. O evento realizado na sede da SAA entre os últimos dias 8 e 10 também contou com o 12º Prêmio Josué de Castro.

Para o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Leandro Valença, o objetivo do evento é reconhecer toda a gama de estudos, pesquisas, legislações, serviços, programas e da sociedade civil executados no Brasil e da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). "Também estreitar os vínculos com técnicos e profissionais que compõe a rede de segurança alimentar e nutricional e de inclusão social e produtiva".

O grupo pretende realizar algumas entregas importantes para a gestão municipal: um Plano de Providências para a reestruturação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; os projetos para implantação dos programas Cesta Verde, Cozinha Alimento, Banco de Alimentos; além das oficinas de fomento ao empreendedorismo individual e coletivo do programa estadual ACESSUAS Trabalho.

Atualmente, as oficinas do ACESSUAS Trabalho ocorrem na ETECRI México 70, onde também há cursos artísticos (Secult). A diretora de gestão do SUAS, Rosana Andrade Leite, explica que as secretarias atuam de forma integrada, atendendo também às bolsistas do Programa Bolsa Trabalho (Setre), onde ali participam dessas oficinas e, aos sábados, das atividades do Núcleo de Extensão Comunitária das universidades que são a Faculdade de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu - Campus Unimonte e a Faculdade de Serviço Social da UNIFESP - Campus Baixada Santista. "Este exercício de trabalho integrado e intersetorial será a experiência que o município de São Vicente pretende inscrever na próxima edição deste prêmio, em 2024", acrescenta a diretora.

Por sua vez, a Semam colabora junto à Sedes para a reativação do Banco Municipal de Alimentos. De acordo com o coordenador de Saneamento Básico do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Tenório do Nascimento, essa é uma ferramenta que contribui com a redução no desperdício, gerando menos resíduos. "A participação em eventos relacionados à segurança alimentar é peça fundamental para efetiva gestão ambiental, seja ela na compra de produtos da agricultura familiar do Município e até mesmo na implantação de um pátio de compostagem, fechando o ciclo de resíduos orgânicos produzidos".

Futuro Conselho - O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) será reativado até dezembro, à medida que já foram nomeados os membros do Poder Público e haverá nas próximas semanas as inscrições para as vagas da sociedade civil. Conforme lei, as representações serão para sindicatos, associações de classes profissionais e empresariais, instituições religiosas, movimentos populares e ONGs.

"Esta pluralidade de representações da sociedade civil no futuro Comsea é essencial", destaca o supervisor de promoção da Cidadania, Lincoln Spada, "porque colabora nas diretrizes da nossa política municipal de segurança alimentar e nutricional em vigor, na busca pelo direito humano à alimentação adequada e o desenvolvimento integral da pessoa humana".

Por Carmen Doria