Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
11/11/2022
Kayo Amado visita Prefeitura e Universidade de Coimbra e avança em parcerias para o projeto dos 500 anos de SV
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, cumpriu mais uma etapa importante da agenda oficial na Europa nesta quarta-feira (9), organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Amado se encontrou com o presidente da Câmara Municipal (equivalente ao prefeito no Brasil) de Coimbra, em Portugal, José Manuel da Silva.

Kayo explica que, há dois meses, encontrou o prefeito de Coimbra, José Manuel da Silva, em São Paulo, e que, ali começava a aproximação dos dois municípios. José Manuel colocou a sua Secretaria de Relações Internacionais à disposição e ela passou a dialogar com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Vicente, com objetivo de aproximar a equipe vicentina da Universidade de Coimbra.

"Nesse encontro na Prefeitura de Coimbra nós tivemos a oportunidade de conhecer algumas experiências de inovação na administração pública, melhorias de serviços ofertados à população, formas de escuta dos munícipes. Serviu de inspiração e eu tenho muito interesse em criar um laboratório de inovação, ou seja, um departamento específico na Prefeitura de São Vicente que sirva de incubadora de boas ideias para a administração da nossa Cidade", explicou Kayo Amado.

O chefe do Executivo vicentino ainda visitou prédios públicos em Coimbra e conheceu exemplos de tecnologia e conectividade que ele pretende levar para a Primeira Cidade do Brasil. "São iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pela nossa gestão, mas que queremos aprimorar, como levar a conectividade para todas as escolas da redes municipal, por exemplo", pontuou.

A comitiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) visitou também a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e se reuniu com o vice-reitor de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva. Na ocasião, o prefeito Kayo Amado discutiu o plano dos 500 anos de São Vicente, para que a universidade possa fornecer apoio técnico para o planejamento, informações e linhas de revitalização de patrimônios históricos, como o Porto das Naus, a Casa Martim Afonso, e outros elementos da história portuguesa no Brasil.

"Seremos a primeira cidade do Brasil a completar esta marca dos 500 anos e precisamos recuperar a nossa história e os nossos patrimônicos. Nada melhor do que buscar apoio e conhecimento em uma universidade que é muito respeitada em Portugal e uma das melhoras do mundo", declarou o prefeito vicentino.

Outro tema discutido na reunião foi a democracia, já que São Vicente é considerada o berço da democracia nas Américas. "Quem sabe um dia possamos pensar em criar o Museu da Democracia em São Vicente? É uma ideia, afinal abrigamos a Primeira Câmara das Américas e esse convite para estreitarmos parcerias tem o objetivo de fazer com que a Universidade de Coimbra participe dessa e de tantas outras ideias, sobretudo no do planejamento das comemorações dos 500 anos, já que Portugal foi fundamental nessa história", concluiu Kayo Amado.