Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
11/11/2022
São Vicente discute "Protocolo Anual da Mulher", programa que vai agilizar a realização de exames médicos e intensificar a prevenção de doenças
O Protocolo Anual da Mulher (PAM), projeto que visa beneficiar cerca de 50 mil mulheres a partir de 40 anos, está sendo amplamente discutido e deverá, em breve, sair do papel e virar realidade. A primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira (10) e contou com a presença da vice-prefeita, Sandra Conti, e da secretária de Saúde, Michelle Santos.

Um dos projetos de grande importância traçados durante a campanha do prefeito Kayo Amado, o PAM tem como meta estimular a prevenção das doenças e incidentes nas mulheres. Por meio do projeto, que deve virar um projeto de lei na cidade, os exames anuais que toda mulher precisa fazer serão realizados sem a necessidade de um pedido médico.

Após a realização desses exames, caso constate alguma alteração na saúde das vicentinas, elas serão encaminhadas para consulta médica. Ou seja, a Secretaria de Saúde (Sesau) consegue agilizar os procedimentos e zerar as filas de espera das pessoas que aguardam para fazer os exames de rotina, como papanicolau.

A vice-prefeita, Sandra Conti, uma das incentivadoras para a implantação do programa, estava feliz e ansiosa para dar início a mais um projeto que busca investir na saúde de São Vicente, um dos pilares mais importantes e destacados na época de campanha.

"Esse protocolo é maravilhoso e especial. É o antigo Protocolo Periódico Feminino (PPF) que está sendo reformulado e atualizado. Demos o primeiro passo hoje, com essa reunião, onde criamos e estabelecemos as melhores estratégias para a saúde feminina. Zelar pela saúde é primordial, e com essa ferramenta disponível durante ano inteiro para as mulheres, com total acesso, acredito que vamos encerrar a demanda reprimida da Cidade", destaca a vice-prefeita.

A secretária da Saúde, Michelle Santos, destacou a eficiência do projeto que está em desenvolvimento. "Com esse protocolo em vigor, as mulheres vão conseguir otimizar seu tempo, sem a necessidade de ir diversas vezes até a unidade de saúde para marcar seus exames e fazer o atendimento com a enfermeira ou o médico. Em um mesmo dia, ela consegue marcar o preventivo, mamografia, ultrassonografia e outros exames, com datas próximas. Futuras reuniões e métodos já foram traçados para dar continuidade a este importante projeto de lei".

"Atualmente, alguns laboratórios não aceitam os encaminhamentos sem o carimbo do médico. Nestes casos, com o PAM atuando como lei instituída, esses pedidos podem ser aceitos com o carimbo das enfermeiras, que vão ter um papel fundamental nesse programa. Hoje em dia, a mulher depende exclusivamente de uma consulta médica para receber os pedidos para a realização de exames e, com esse projeto, as enfermeiras conseguem agilizar o processo e fazer a solicitação desses exames. A consulta com o médico só será realizada quando todos os exames estiverem prontos", destacou a secretária.

A diretora da Atenção Primária à Saúde, Paola Bueno de Camargo Canas, esteve presente na reunião e destacou que "a ida da mulher até a unidade de saúde, muitas vezes, acaba desestimulando que elas façam os exames. Com o projeto que está sendo desenvolvido, a marcação e a realização dos exames serão mais simples e vão prevenir essas doenças".

Por Emerson Nascimento