Santos - São Paulo - Brasil, 07 de maio de 2024.
18/11/2022
Secretaria de Saúde desenvolve planejamento e estratégias para aprimorar a estruturação das unidades
Com o objetivo de melhorar a estrutura e o atendimento aos pacientes, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente realizou na tarde desta quinta-feira (17) uma reunião para discutir a padronização e revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença da prefeita em exercício, Sandra Conti, da secretária de Saúde, Michelle Santos, da diretora da Atenção Primária à Saúde, Paola Almeida Bueno de Camargo Canas, da diretora de Projetos, Obras e Serviços, Érika Nascimento da Costa, e da secretária de Planejamento e Governança, Talita Corrêa.

Após a padronização do horário de atendimento de todas as unidades, que passaram a funcionar das 8h às 17h, e das salas de vacinas, que funcionam das 9h às 16h30, agora a Sesau busca um novo método para unificar o agendamento de consultas e exames, para agilizar e diminuir o tempo de espera nas filas.

A nova estratégia visa deixar a agenda de marcação de consultas aberta por 30 dias, assim será possível fazer o atendimento de todos os moradores que precisam, assim como a realização de exames, sem a necessidade de outros retornos à unidade.

Esse esquema de agendamento já está em atividade em algumas unidades da rede de saúde e o objetivo é expandir.

Uma capacitação para os servidores administrativos e responsáveis técnicos sobre acolhimento e agendamento também está nos planos da Sesau.

Ainda na reunião, Michelle Santos conversou sobre as 11 unidades (UBS/ESF) que vão passar por manutenção no início do ano que vem, com vários serviços, incluindo reparo dos telhados.

“Nosso planejamento é começar 2023 a todo vapor, com foco na estrutura das unidades de saúde e também no atendimento aos munícipes, dois pilares importantes para o dia a dia dos profissionais e da população. Fico feliz que os projetos estão saindo do papel e se tornando realidade”, destacou a secretária.

Por Emerson Nascimento