Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 17 de maio de 2024.
22/11/2022
NOTÍCIAS
Prefeitura inicia 'Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses'
Em alusão a “Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses”, vírus transmitido pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde (Sesau) realiza entre segunda (21) e sábado (26) ações de promoção, prevenção e controle das arboviroses no bairro Humaitá, e atividades na Avenida Dr. Alcides de Araújo, no Catiapoã. 
 
A escolha do local está relacionada com o levantamento larvário realizado em outubro, indicando os bairros mais infestados com larvas do Aedes. Já a atenção aos moradores da Avenida Alcides de Araújo está ligada à quantidade de mosquitos que estão na região do canal. 
 
A semana de mobilização conta com ações relacionadas ao descarte correto de materiais inservíveis, com intuito de diminuir a proliferação de insetos e roedores.
 
Os agentes de combate a endemias (ACE) visitaram os imóveis do Catiapoã nos meses de junho e outubro, constatando grande a quantidade de criadouros de larvas dentro dos domicílios, principalmente pratos para plantas e resíduos nos quintais. 
 
Em análise, as larvas encontradas no canal da Alcides de Araújo são do gênero Culex, comumente conhecido como pernilongo. Esses mosquitos são da mesma família do Aedes, causando incômodo por suas picadas. O pernilongo coloca seus ovos em regiões com água parada e grande quantidade de matéria orgânica, ambiente característico dos canais. A vegetação marginal e o lixo jogado irregularmente nos canais represam a água formando o local perfeito para oviposição (postura dos ovos). 
 
Os períodos de chuva e calor, característico das estações primavera e verão, são momentos de maior atenção aos possíveis criadouros do mosquito. Nesse sentido, na terça-feira (22), a  Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) fará orientações aos moradores da Avenida e aplicará larvicidas biológicos em locais estratégicos do canal. 
 
Segundo a secretária de Saúde, Michelle Santos, essa semana é importante para conscientizar a população vicentina sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. “Além das atividades que nosso departamento de controle de vetores realiza normalmente, como as visitas nos domicílios e em pontos estratégicos da Cidade, a equipe também trabalha a parte educativa, promovendo palestras em escolas, igrejas, associações, triagem e verificação de solicitações que chegam pelo disk-dengue, e fazem a fiscalização sanitária. Nesta semana, em especial, vamos reforçar nosso papel no combate e prevenção dos locais que têm potencial para criadouros da doença”.
 
Confira abaixo a programação:
 
Terça-feira (22) - Bairro Catiapoã, das 8h30 às 13h30:
 
- Orientações e panfletagem dos moradores da Avenida Dr. Alcides de Araújo;
- Vistoria da unidade escolar em conjunto com alunos e palestra na E.E. Maria Thereza da Cunha Pedroso;
- Teatro de Fantoches na Creche Cantinho do Céu;
- Fiscalização em borracharias;
- Desratização na Avenida Dr. Alcides de Araújo;
 
Quarta-feira (23) - Bairro Humaitá, das 9h às 13h30:
 
- Orientação e panfletagem na Vila Mariana;
- Vistoria e palestra em unidade escolar;
- Fiscalização em borracharias;
- Desratização do Estratégia de Saúde da Família (ESF) Humaitá;
 
Quinta-feira (24) - Bairro Humaitá, das 9h às 13h30:
 
- Intensificação das vistorias de imóveis pela equipe de Controle de Vetores;
- Fiscalização Sanitária;
 
Bairro Catiapoã:
- Vistoria e Teatro de fantoches na EMEF Prof. Renan Alves Leite;
 
Sexta-feira (25) - Bairro Humaitá, das 9h às 13h30:
 
- Intensificação das vistorias de imóveis pela equipe de Controle de Vetores;
- Vistoria e palestra em unidade escolar.
 
Bairro Catiapoã:
- Desinsetização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sá Catarina.
 
Por Emerson Nascimento


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite