Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.
28/11/2022
Com quase 5 toneladas de resíduos coletados, evento premia alunos vencedores da Gincana Sustentável
A Gincana Sustentável reuniu diversas escolas da rede municipal de São Vicente e premiou as unidades e os alunos que mais se destacaram ao longo dos cinco meses de campanha. Ao todo, foram arrecadados quase 5 toneladas de resíduos, divididos em lixo eletrônico, tampinhas, lacres e  óleo usado.

Com o objetivo de destinar os resíduos que seriam descartados de forma incorreta e, ao mesmo tempo, ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio em que vivem, a Gincana Sustentável foi uma iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Além das secretarias, a competição contou com o Rotary Club de São Vicente auxiliando na arrecadação de tampinhas e lacres, do Japuí Gestão de Resíduos na coleta de lixo eletrônico e do Programa Meio Ambiente nas Escolas (Pmane) na arrecadação de óleo usado.

O prefeito Kayo Amado esteve presente na premiação, parabenizou os vencedores e falou sobre a importância da educação na formação dos novos cidadãos. “Hoje estamos vendo algo especial acontecer. E, apesar de grandes provações na nossa Cidade, conseguir desenvolver projetos na área do esporte, da cultura e do meio ambiente, mostra a nossa capacidade de transformar São Vicente pela Educação”.

Foram premiados o aluno, a sala de aula e as escolas que mais arrecadaram em quatro categorias diferentes. Também a premiação do concurso do mascote, cujo tema era Tartaruga-Verde. O aluno Alexandre Mendes Gabriel foi o vencedor pelo júri popular e Giovanna Santos Chuva de Andrade pelo júri técnico.

Além das premiações, alguns alunos das fizeram um desfile utilizando roupas sustentáveis que foram produzidas por eles mesmos.

Confira os vencedores

Categoria 1 - Nayla II, Amor à Vida

Categoria 2 - EMEI Nossa Senhora da Esperança

Categoria 3 - EMEF Renan Alves Leite