Santos - São Paulo - Brasil, 19 de maio de 2024.
01/12/2022
Embaixador de Portugal visita São Vicente e conhece potencial turístico da Primeira Cidade do Brasil

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Ramos Faro, conheceu nesta quinta-feira (1º) a cidade de São Vicente, onde pôde confirmar o potencial turístico da Cellula Mater da Nacionalidade. Em reunião com o prefeito Kayo Amado, no Salão Nobre do Paço Municipal, Faro falou sobre a importância de manter viva a história da Primeira Cidade do Brasil. “Há importantes projetos de cooperação de São Vicente com cidades portuguesas para os festejos de 500 anos de fundação, em 2032, e existe o interesse em contribuir para que essa comemoração tenha o brilho que deve ter”, afirmou o embaixador, ressaltando a proposta de traçar estratégias para atrair também turistas estrangeiros.

O prefeito apresentou ao representante português o mapa turístico vicentino, com importantes pontos de visitação, como Ponte Pênsil, Monumento Niemeyer e Praia do Itararé, além de locais históricos, entre os quais o Porto das Naus e a Biquinha de Anchieta. “Temos uma série de outros elementos que remetem à relação histórica com Portugal, como o Marco Padrão, a Igreja Matriz e a Casa Martim Afonso, o que nos faz pensar que São Vicente é a Cidade para ser visitada quando se quer conhecer os laços entre os dois países”, pontuou Kayo, completando que “o desafio para os próximos dez anos é de transformar São Vicente em uma referência turística e histórica na conexão entre Brasil e Portugal”.

Faro ainda ficou a par do turismo náutico, com as marinas, a revitalização de toda a orla do Gonzaguinha e o potencial econômico da Área Continental nos segmentos industrial e portuário.

Presente no encontro, o presidente da Primeira Câmara das Américas, vereador Professor Thiago Alexandre, agraciou o embaixador com um diploma de gratidão da cidade de São Vicente.

Também acompanharam a reunião membros da comitiva; a vice-prefeita Sandra Conti; os secretários municipais Alexsandro Ferreira (Desenvolvimento Urbano), Elizângela Bafini (Cultura), Juliana Santana (Desenvolvimento Econômico e Turístico), Kennedy Lui (Imprensa e Comunicação) e Talita Corrêa Santos (Planejamento e Governança); e os empresário Celestino Alves (Supermercado Ao Fiel Barateiro) e Daniel Alves (José Alves Contabilidade).

Texto - Renato Pirauá
Fotos - Tadeu Filho