Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
08/12/2022
Conecta São Vicente forma 120 alunos no curso de Informática Básica nesta quinta-feira (08)
O prefeito Kayo Amado estava satisfeito em ver munícipes sendo preparados para o mercado de trabalho. "É gratificante poder ver mais pessoas da nossa Cidade que foram buscar o desafio de dominar essa máquina, e é tão importante chegar até o fim do curso".

Amado citou a frase de Nemo Nox, pseudômino de um santista, cuja frase foi atribuída ao poeta português Fernando Pessoa (1888-1935): "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

O prefeito ainda explicou o porquê de citar a frase: "Essa frase é sobre o passinho que a gente dá a cada dia ao pegar aquele momento de dificuldade que se impõe nas nossas vidas e servir para ficar mais forte, para construir algo melhor que vem lá na frente".

Kayo frisou que a cada oportunidade que tiver vai correr atrás para entregar outros cursos. Sejam eles na área de esporte, cultura, capacitação profissional, tanto na Área Continental, quanto na Insular.

Entre os formandos estava a família do policial militar aposentado, Carlos Santos Cruz, de 55 anos, morador no Humaitá. "Eu fiz o curso para progredir, pois abre campos para o desenvolvimento de todos".

A esposa, Eunásia Maria Santos Cruz, 54 anos, também recebeu o certificado do curso. "Eu já tinha conhecimento de informática, pois ajudo o meu filho no trabalho de escola e achei bem legal. Na sala a quantidade de alunos é pouca e a professora consegue dar atenção para todos".

Ao lado dos pais e com o certificado em mãos, estava o jovem João Carlos Santos Cruz, de 14 anos, que afirmou ter aprendido coisas novas e bacanas no Conecta São Vicente.

Conecta São Vicente - Em 9 anos, desde 2013, quando o curso foi implantado pela Prefeitura Municipal de São Vicente, até dezembro de 2022 totalizam 1.000 munícipes que puderam ter a oportunidade de serem incluídos ao ambiente digital gratuitamente.

A gestão do prefeito Kayo Amado representa um percentual de 30% em menos de dois anos de gestão. Foram certificados mais de 300 munícipes entre 14 e 80 anos de idade.

Além disto, o curso Conecta São Vicente de gestão da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), atende pessoas PCD e autistas.

De acordo com o secretário da Setre, Allan Pavlovsky, "hoje cada um que está aqui sai da exclusão e entra na inclusão digital. É uma bandeira da administração Kayo Amado e vocês podem também, além de se formar, passar para empreendedor por meio do MEI, que pode se formalizar de forma gratuita e também linha de crédito para fomentar o seu negócio. Todos serviços gratuitos".

Izabel Santana Fernandes, moradora Parque São Vicente,  acompanhou o neto João Victor Fernandes Mota, 19 anos, que concluiu o curso. "É muito importante, pois é um aprendizado a mais para ele crescer profissionalmente".

João Victor afirmou ser o primeiro curso de informática dele, mas que não vai parar por aí. Pretende iniciar novos cursos pela Prefeitura.

Uma das professoras do Conecta São Vicente, Ana Selma Xavier, comentou que se formaram nessa turma 120 alunos, que aprenderam o módulo básico, que incluiu periféricos, editor de texto, apresentação de slides, planilha e internet.

A professora comenta que a próxima turma deve iniciar em fevereiro de 2023. Antes, haverá o período de matrícula, que será divulgado no site da prefeitura (www.saovicente.sp.gov.br). São alunos a partir de 14 anos até a terceira idade. "A gente mescla as turmas para que eles consigam se ajudar nessa inclusão digital".

Por Carmen Doria