Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
09/12/2022
NOTÍCIAS
Centro de pesquisa da USP leva para escolas de São Vicente vivências sobre meio ambiente
 
 
Dezenas de alunos das escolas Carolina Dantas (Catiapoã) e Eulina Trindade (Vila Matteo Bei) deixaram temporariamente o caderno de lado e colocaram a mão na terra para descobrir, na prática, como se faz um plantio de árvore a partir de mudas de araçá vermelho. Essa vivência se deu na quinta-feira (8), com a oficina realizada por técnicos do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), da Universidade de São Paulo (USP), que visitaram as unidades.
 
Além dos vegetais, o reino animal também marcou presença na oficina, com a Ana, uma jiboia de aproximadamente 15 anos e pouco mais de dois metros de extensão, que se tornou celebridade nas duas escolas, com direito a fotografias com os alunos.
 
A ação faz parte da programação do Cepema, que há seis anos mantém parceria com a Secretaria de Educação de São Vicente, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA).
 
Trata-se de uma oportunidade de conhecer na prática tudo o que é apresentado em sala de aula sobre educação ambiental. Biólogo do CEPEMA, Alex Cruz conta que o araçá faz parte do viveiro de mudas do centro de pesquisa situado em Cubatão. Desde 2008 ele ministra oficinas de educação ambiental, com ênfase em cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica, atendendo redes de ensino pública e privada, empresas e instituições. “Em 2012, ano Internacional das florestas, ganhamos o prêmio Mérito Ambiental na Semana do Meio Ambiente do município de Cubatão. Temos um histórico de mais de 5 mil crianças atendidas e já tivemos o prazer de plantar mais de 10 mil árvores”, detalha Alex.
 
Embora os estudantes tenham aprendido muito sobre como lidar com a terra, a atenção maior foi para a serpente Ana. Todos puderam sentir a textura da pele da cobra e tirar foto com o réptil apoiado sobre os ombros “Apesar do receio em chegar perto, os alunos perceberam que todas as espécies precisam ser respeitadas. E conhecendo os  hábitos desses animais, todos passam a respeitar”, salientou a assessora ambiental do NEA, Eliana Isidoro. 
 
“É muito válido trabalhar o meio ambiente dessa forma na escola, e nosso grêmio já atua nesse sentido. Incentivamos os jovens a ter consciência sobre o meio ambiente, colocando-os como protagonistas dessa vivência”, afirmou a diretora da EMEF Carolina Dantas (Catiapoã), Eliana Veríssimo, completando que a unidade conta com uma horta. Coordenadora pedagógica da unidade, Josy Baesso lembra que essa foi a segunda vez que o Cepema foi à escola. “É importante para cada aluno ter o senso de responsabilidade sobre o meio ambiente e que é preciso fazer a sua parte”.
 
Além das visitas às escolas, o Cepema também abre as portas para receber alunos em visitas monitoradas agendadas. Na terça-feira (6), por exemplo, as escolas de São Vicente, Vera Lúcia Machado Massis e Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, conheceram o centro de pesquisa.
 
 
Por Renato Pirauá
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite