Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
10/12/2022
1º Congresso de Esportes de São Vicente reúne representantes de diversos segmentos nesta sexta-feira (09)
O auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), na Vila Margarida, foi palco do 1º Congresso de Esportes de São Vicente, na manhã desta sexta-feira (09). A iniciativa foi da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor). "O objetivo principal é dar valor aos profissionais da área de Educação Física, atletas, organizadores e parceiros. Estamos, inclusive, homenageando uma grande parte deles", afirmou o secretário da Sespor, Wagner Paraguay.

O calendário de eventos e competições 2023, com destaque para o Circuito de Pedestrianismo Vicentino, que terá edições no Japuí, na praia e na Área Continental. A ideia é que ao final do ano de 2023, durante o próximo Congresso, seja feita a premiação de todos os atletas que ganharam em todas as etapas.

O secretário explica que, por ser a primeira edição da competição, serão abertas 500 vagas na categoria adulto e terceira idade. "Além de fomentar o esporte, vamos contribuir com o Fundo Social de Solidariedade, pois a inscrição será mediante entrega de duas latas de leite".

O prefeito Kayo Amado aprovou a iniciativa. "É muito bom um congresso que abre espaço de discussão, networking e é também o momento que podemos construir alternativas. Sabemos de todas as dificuldades. Muitas vezes, o cenário que a Cidade precisa enfrentar para conseguir avançar no campo do orçamento acaba impactando muito mais nessas áreas. Mesmo assim, conseguimos lotar um auditório com pessoas de diversos segmentos e mostrar que a gente pode construir, não só com recurso público, mas com parcerias, iniciativas e apoio técnico”.

Na oportunidade, Amado citou algumas novidades. Uma delas é a orla da Cidade que está sendo recuperada, onde terá um espaço para a prática de esportes. "Até mesmo algumas unidades, como o Beija-Flor, que está em obras. Também teremos novas escolas que serão inauguradas e outras que estamos trabalhando para trazer, pois quero inaugurar cada vez mais escolas em tempo integral, que é mais um espaço disponível para a comunidade poder vivenciar esporte e cultura".

1º Congresso de Esportes de São Vicente - A auxiliar administrativa da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), Caroline Lirola, explicou que a primeira edição do evento consiste em reunir em um primeiro momento todo o pessoal do trade esportivo. "A gente usou o calendário de 2023 como ponto de partida para esse Congresso, com eventos que já fazemos na Cidade, como a Travessia Martim Afonso e os eventos de Dia da Mulher".

O Congresso também serviu para orientar os presentes com relação à burocracia para produção de eventos no Município, bem como ajudá-los na parte de layout padrão. "A pessoa faz evento na Cidade e não tem divulgação e colocaremos as redes sociais da Prefeitura à disposição deles".

Estiverem no evento pessoas que trabalham em esportes, como treinadores, instituições estaduais ligadas ou não ao Conselho Regional de Educação Física (CREFI), vereadores e os homenageados, que de alguma forma contribuíram com o fomento do esporte, enaltecendo o nome da Cidade. Entre os homenageados estava o mesatenista e ex-jogador da Seleção Brasileira, Roberto Felipe Ramirez, falecido aos 64 anos, em outubro deste ano. Ramirez era responsável pelo Projeto Social Olímpico e Paraolímpico de Tênis de Mesa. O filho de Ramirez, Bruno Ramirez, continua com o  projeto e representou o pai na homenagem.

Por Carmen Doria