Santos - São Paulo - Brasil, 14 de maio de 2024.
19/12/2022
Presidente da La Salle Technova, responsável pelo Projeto 22@, em Barcelona, visita São Vicente
A Primeira Cidade do Brasil recebeu, nesta sexta-feira (16), Josep Piqué, idealizador do projeto “Projeto 22@”, na cidade de Barcelona, e Carlos Olsen, presidente da Global Business. Também estavam presentes na comitiva o coordenador do projeto Ibrachina Smart City Council, Fernando Tohmé, além dos secretários municipais de São Vicente, Talita Correa (Planejamento e Governança), Juliana Santana (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Alexsandro Ferreira (Desenvolvimento Urbano).

Presidente dos Instituto Sócio Cultural Ibrachina e do Ibrachina Smart City Council, Thomas Law destaca: "Nosso propósito é sermos a ponte que conecta o poder público e o mundo da inovação para promover transformações reais nas cidades brasileiras através da tecnologia".

O prefeito Kayo Amado mostrou a Piqué e Tohmé os lugares históricos da Cidade enquanto conversavam sobre ideias de revitalização e modernização, baseadas no conceito do 22@.

“É uma alegria vir aqui para São Vicente. Foi a primeira cidade do Brasil e tem um potencial histórico e cultural que são muito importantes de serem resgatados para a própria noção de civilidade brasileira, e pensando também em projetos de Smart Cities. A vinda do Piqué para cá é um marco para que possamos avançar na construção de um projeto que tenha anos e anos de sucesso”, explica Fernando Tohmé.

O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, consiste em sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Em novembro, Kayo Amado esteve em Barcelona e viu de perto o Mercat de Sant Antoni, presente em uma zona que começou a ser totalmente reorganizada em 2017 e hoje é um espaço público mais acessível e sustentável.

“Foi uma honra para nós receber o Piqué, que é um dos expoentes desse pensar de Cidades Inteligentes no mundo. É um dia inédito na história de São Vicente. Ele veio aqui, andou pelo Centro, pela nossa parte histórica, conheceu nossa praia e já deu uma série de indicativos para onde podemos avançar”, diz Kayo Amado.

O prefeito ainda explica que busca trabalhar em parceria com o Ibrachina. "Nós buscamos trabalhar em parceria com o Ibrachina e os consultores que eles trazem, como o próprio Piqué, para que a gente possa fazer São Vicente ser essa cidade atrativa que todo mundo espera”, concluiu.

Durante a visita, Josep Piqué conheceu de perto um pouco da história, tradição e cultura de São Vicente, e conta como a Primeira Cidade do Brasil pode recuperar a sua história, olhando para o futuro pela ótica de criar novas formas de se desenvolver econômica e socialmente.

“Hoje vi coisas muito interessantes como a transformação da praia e tudo o que significaria em seu entorno. Também vimos o centro histórico e os resquícios de referências à cultura portuguesa e que, de alguma forma, nos dão luz de como pode ser o aniversário de 500 anos desta cidade”, fala Piqué.

Ele também comentou sobre as perspectivas que podem ser apresentadas para São Vicente.

“O aniversário de 500 anos significa o momento da Cidade em que se repensa, olhando para o passado. Uma Cidade que nasce como a primeira cidade de referência em se tratando de Brasil. Também é a primeira cidade de referência da democracia, porque constitui o primeiro entorno jurídico e legislativo do país. E agora o objetivo é olhar 500 anos para frente", explica Piqué.

O que é o 22@ em Barcelona

O 22@ visa a regeneração de espaços urbanos deteriorados e é um ambicioso projeto de revitalização urbana, orientado para uma maior competitividade da cidade e região.

O 22@ surgiu como projeto principal e estratégico de um planejamento maior da cidade de Barcelona, chamado 'Barcelona - Cidade do Conhecimento', envolvendo todos os atores relevantes da nova economia do conhecimento, universidades, empresas, governo e sociedade, sendo liderado desde sua concepção pela Municipalidade de Barcelona.

Ainda no início dos anos 1990, a Prefeitura de Barcelona começou a elaborar planos estratégicos para superar os desafios enfrentados pela cidade. A partir dos anos 2000, o modelo do 22@ já era uma referência mundial.

Os investimentos públicos e privados ultrapassaram os 310 milhões de Euros, em uma área de 4 milhões de m2.

Os resultados são impressionantes, seja na dimensão de reorganização do espaço urbano, seja nas novas matrizes de desenvolvimento da cidade. Todas as grandes universidades implantaram unidades na região do 22@, em áreas estratégicas (clusters de tecnologia) definidas pela cidade. Além disso, o poder público deslocou operações importantes de pesquisa e desenvolvimento de empresas públicas para a região. A construção civil investiu pesadamente nos novos prédios e aparelhos públicos de mobilidade urbana e de energia.

Por Guilherme Esron