Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
20/12/2022
Secretaria de Saúde convoca 60 agentes de combate à endemias para atuar no Município
Com o objetivo de prevenir um aumento no índice de infestação de mosquitos no Município, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), convoca 60 agentes de combate às endemias (ACE) para reforçar as ações da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Esses agentes estão sendo contratados através de concurso público, serão nomeados em janeiro e devem começar a trabalhar em São Vicente em fevereiro de 2023, época do verão, em que os índices de infestação de mosquitos crescem pela região.

A contratação só foi possível após a mudança que ocorreu na nomenclatura dos agentes, que antes eram chamados de agentes de saúde pública (ASP). O Ministério da Saúde repassa uma verba para as secretarias municipais de Saúde para pagamento dos salários de agentes de combate às endemias (ACE) e os agentes comunitários de saúde (ACS).

Em agosto deste ano, em São Vicente, foi sancionada uma lei pelo prefeito Kayo Amado, que mudou a nomenclatura desses profissionais, passando de ASP para ACE. Com isso, a Sesau conseguiu realizar o credenciamento desses ACE no Ministério da Saúde, passando a receber a verba referente aos salários destes agentes.

O documento assinado pelo prefeito Kayo Amado dispõe sobre as atribuições, direitos e deveres dos ACS e ACE, e fixa a remuneração de acordo com o valor do repasse federal.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, comemora mais um passo importante de São Vicente para a prevenção das doenças. "Trabalhamos muito para levar esse projeto à frente e para conseguir essa verba para a contratação de novos agentes. Esses profissionais serão capacitados e preparados para integrar a equipe de servidores da nossa secretaria", declarou.

Por Emerson Nascimento