Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
22/12/2022
Banda larga por fibra óptica passa a ser realidade nas escolas e creches municipais

O serviço de internet por meio de fibra óptica vai chegar a todas as escolas e creches municipais de São Vicente. A Secretaria de Educação (Seduc) informou que a implantação já está em andamento e a EMEF União Cívica (Parque São Vicente) foi a primeira a receber a instalação, para atender demandas administrativas e pedagógicas da unidade, com uma conexão mais rápida, estável e segura. A diretora Cristiane Coelho Martins disse que as mudanças vieram para melhor.  “Tínhamos muita dificuldade em relação à velocidade da internet e essa novidade foi maravilhosa. É um orgulho saber que fomos a primeira escola a receber esse avanço em nossa rede”, afirmou a diretora Cristiane Coelho.

Todas as unidades do município (emeis, emeiefs e emefs de anos iniciais e finais) contarão com o aporte tecnológico, com uma rede óptica dotada de quatro feixes de dados, permitindo alcançar amplamente a região insular e a Área Continental.

Trata-se de uma ação inédita em São Vicente, pois muitas unidades nunca tiveram acesso à internet para suas atividades diárias, a exemplo das creches.

Estima-se que, ao início do ano letivo de 2023, 70% da rede já tenha acesso à internet por fibra óptica municipal.

Agilidade - A banda larga por fibra óptica é um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com altíssima velocidade, com cabos compostos por feixes de vidro, finos como um fio de cabelo humano e revestidos de plástico reflexivo e isolante. A velocidade de transmissão de dados chega a ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial.
Com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, todo o sinal de dados é transformado em luz, sendo transmitida por meio de reflexões ao longo de todo o cabo, sem nenhuma interferência.
Qualidade - A adoção da fibra óptica na rede municipal de ensino representa mais um passo para uma educação de qualidade cada vez maior. Em apenas dois anos, a Seduc anunciou o avanço em diversas áreas relacionadas às escolas, entre os quais o fornecimento de 43 mil kits escolares para todos os alunos, kits esportivos em todas as escolas, brinquedos pedagógicos para as creches, reforma de mais de 20 unidades (como CAIC Ayrton Senna, EMEI Edmundo Capelari, EMEIEF Eulina Trindade, EMEF Maria de Lourde Batistas), contratação de mais 120 professores, implementação do programa IntegraSV, retomada dos Jogos Estudantis de São Vicente, instalação de equipamento multimídia nas salas de aula, entre outras ações que impactam diretamente na qualidade de aprendizagem.

Por - Renato Pirauá