Santos - São Paulo - Brasil, 30 de abril de 2024.
23/12/2022
Aluno recebe prêmio por desenho de mascote em Gincana Sustentável

A última semana de aula foi especial para o aluno da EMEIEF Duque de Caxias (Jardim Guaçu), Alexandre Mendes Gabriel. Escolhido pelo júri técnico como vencedor  do concurso que definiu o mascote do Núcleo de Educação Ambiental, ele foi agraciado com mais um prêmio: uma caneta 3D, ofertada pela Associação Mulheres Empreendedoras Flor de Lis Japuí, para desenvolver toda a criatividade na produção de seus próximos desenhos. A ferramenta permite a criação de objetos tridimensionais de forma fácil e precisa. Em novembro, Alexandre já havia sido premiado com materiais de colorir e uma caneca personalizada com a sua arte.

O concurso integrou a Gincana Sustentável, realizada pela primeira vez na Rede Básica de Ensino para promover a conscientização dos estudantes acerca da destinação de materiais reutilizáveis.

No decorrer do semestre, alunos de 6º a 9º ano da rede municipal de ensino criaram personagens com base na tartaruga-verde, espécie em risco de extinção. O resultado foi de 12 desenhos finalistas, que ficaram expostos, de forma itinerante, para serem apreciados e votados. Foram duas premiações: uma definida pelo júri técnico, formado por Alexandre Nacari, Laise Grandizoli e Ricardo Laranjo; e outra pelo voto popular.

Gincana - A definição da mascote foi apenas uma das atividades da Gincana Sustentável de 2022, marcada por uma série de ações. Durante sete meses, alunos da rede municipal "competiram", arrecadando tampas plásticas, lacres de latinhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico. Foram centenas de milhares de itens coletados, sendo que cada produto gerou uma pontuação diferente.

Além da consciência ambiental, houve também o lado social, porque as tampinhas e lacres serviram para a aquisição de cadeiras de rodas.

A ideia foi a de investir numa mudança de hábitos e de mentalidade como um elo para a transformação da criança e do adolescente em relação a um meio ambiente mais equilibrado. Dessa forma, o aluno aprende brincando, sendo conscientizado sobre os assuntos da atualidade e a importância de melhorar a qualidade de vida e garantir um futuro mais saudável para toda humanidade.

Risco de extinção - A tartaruga-verde (Chelonia mydas)  foi escolhida como símbolo da Gincana Sustentável por estar presente em nossa região. O réptil está classificado como uma espécie em extinção e, apesar disso, ainda há quem mate pela carne e pelos ovos. A população tem, também, diminuído devido aos acidentes com hélices de barcos, a afogamento devido a redes de pesca, sacolas plásticas e à destruição dos seus locais de formação de ninho (nidificação) pela invasão humana. Na vida adulta, atinge até 1,5 metro e 317 quilos.

Década do oceano - A iniciativa lançada em junho, durante a Semana do Meio de Ambiente, vem ao encontro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A Década do Oceano, como é mais conhecida, foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mostrar o importante papel da ciência para a sociedade numa abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável.

A ação está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, previsto na Agenda 2030, acordo internacional firmado pelos estados-membros da ONU. Entre as metas, estão implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis; alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; e incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

Realização - Organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental, a Gincana Sustentável de São Vicente foi uma realização das secretarias de Educação (Seduc) e de Meio Ambiente (Semam), com apoio do Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), Bunge, Ecoviver, Japuí - Gestão de Resíduos, G10 - Reformas em Geral, Pro Lata, Rotary Club de São Vicente,  Universidade Estadual Paulista (Unesp), Centro de Capacitação de Pesquisa em Meio Ambiente da USP (Cepema) e Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência de São Vicente.