Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.
29/12/2022
Prefeitura de São Vicente decreta luto de dez dias pela morte de Pelé
Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de São Vicente decretou luto oficial de dez dias no Município, pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé (Decreto 6025, de 29 de dezembro de 2022).

O Brasil e o Mundo choram a morte do atleta que mudou o jeito de jogar futebol, fazendo gerações se apaixonarem por esse esporte, levando o nome do nosso País aos quatro cantos do planeta.

Pelé batalhava contra o câncer desde o ano passado e estava internado, desde o dia 29 de novembro desse ano, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

“Hoje é um dia muito triste não só para os torcedores do Santos como eu, mas para todos que amam o futebol de alguma forma, seja brasileiro ou estrangeiro. Perdemos o maior de todos. Pelé exaltou o Brasil mundo afora e transformou o futebol. Podemos classificar facilmente o futebol antes de Pelé e depois de Pelé. O Rei será eterno! Meus sentimentos aos familiares e amigos e nossa Cidade decreta respeitosamente esse luto de dez dias como forma de homenagearmos o Atleta do Século”, comentou o prefeito Kayo Amado.

Curiosidade

O Rei do Futebol, embora tenha tido seu nome consagrado no gramado da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, time do coração do Atleta do Século, e pertencente à cidade vizinha Santos, algumas das fotos do repertório de Pelé foram feitas exatamente em São Vicente.

Foi nas areias da Praia do Gonzaguinha, pertinho da Biquinha, um dos cartões postais da Primeira Cidade do Brasil, que Pelé gravou um comercial de TV em meados da década de 80. Ao lado do jornalista esportivo Milton Neves, o Rei posou para fotos. Em uma delas, o Marco Padrão de São Vicente aparece ao fundo; já em outra, é a Ilha Porchat que aparece, distante,  como cenário. Em outro momento, Pelé corre pelas areias vicentinas à beira-mar.