Santos - São Paulo - Brasil, 19 de maio de 2024.
06/01/2023
Sustentabilidade e modernização: Duas novas escolas municipais terão energia fotovoltaica
Unindo sustentabilidade e modernização, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), adotará o sistema de geração de energia solar fotovoltaica em duas escolas que passam por reforma e serão reinauguradas em breve.

A primeira unidade contemplada é a EMEF Mário Covas, que já está sendo abastecida com o sistema. Em seguida, é a vez da EMEIEF Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva. O intuito é contribuir para a preservação ambiental, através da geração de energia elétrica gratuita, limpa e renovável.

Composto por painéis solares de potência mínima 450W cada, o sistema possui eficiência energética de 20,6%, ou seja, é a porcentagem de energia convertida em eletricidade por m2 que esses painéis solares são capazes de gerar através da irradiação solar incidente em suas superfícies.

Segundo o prefeito Kayo Amado, este é o primeiro passo para mais um avanço no âmbito educacional. O chefe do executivo salienta que a ideia é expandir essa iniciativa para mais escolas. "É apenas o início. Diversos mapeamentos serão realizados quanto à economia gerada. Vamos em busca de uma São Vicente mais sustentável e moderna".

A energia fotovoltaica é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de uma energia renovável, inesgotável e não poluente, que pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas.

Educação - O setor tem sido tratado como prioridade pela Administração Municipal. Em 2022, pela primeira vez na história, a rede municipal de São Vicente foi contemplada com a entrega de 43 mil kits escolares. Além disso, as unidades foram qualificadas com a entrega de notebooks para todos os docentes e equipamentos multimídia. Para a diversão da criançada, também foram entregues kits esportivos, brinquedos pedagógicos e parquinhos de diversão.

Dando sequência a este projeto de reformular o sistema educacional da Cidade, neste ano, a Prefeitura reinaugura oito escolas, entre elas, a EMEF Mário Covas e a EMEIEF Prefeito Sebastião Ribeiro da Silva, unidades contempladas com a energia fotovoltaica. Vale lembrar que, em 2022, outras diversas unidades passaram por reforma, um exemplo é a Caic Ayrton Senna.

Os kits escolares já estão confirmados e serão mais uma vez entregues à mão da criançada, para a realização do ano letivo.

“Educação é mudança a longo prazo. Quando falamos em transformação, é isso que buscamos, impactar na vida dos vicentinos. Aos poucos, estamos mudando o cenário da Educação no Município, dando merenda de qualidade e materiais aos estudantes e dignificando o trabalho dos profissionais com equipamentos de qualidade”, conclui o prefeito Kayo Amado.

Por Guilherme Sibilio