Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
18/01/2023
Hospital Olavo Horneuax de Moura, no Humaitá, recebe instalação para captação de energia fotovoltaica
Buscando trazer mais economia para os cofres públicos e uma fonte de energia renovável e limpa, que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade, a Prefeitura de São Vicente, em parceria com a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), começou nesta segunda-feira (16), o processo de finalização da ligação fotovoltaica no Hospital Municipal Doutor Olavo Honeaux de Moura, no Humaitá.

Durante o ano de 2022, a Secretaria de Saúde (Sesau) e os profissionais da CPFL realizaram todas as adequações necessárias na unidade para receber esse sistema. Foram feitos ajustes nos telhados para a instalação dos painéis fotovoltaicos, que convertem a energia do sol em energia elétrica, por meio do efeito fotoelétrico. A parte elétrica também foi modificada para suportar a tecnologia e os equipamentos.

A intenção da Administração Municipal é expandir a instalação dessa ferramenta sustentável para outras unidades de saúde da Primeira Cidade do Brasil, como por exemplo o Hospital do Vicentino, recém inaugurado em junho do ano passado.

Para a secretária de Saúde, Michelle Santos, a iniciativa traz sustentabilidade para o meio ambiente e modernização para os pacientes e para a Cidade. “Buscamos sempre pela inovação e pela economia,  e com a instalação da energia solar fotovoltaica, conseguimos reduzir os gastos e ajudamos o planeta com essa ferramenta renovável, limpa e silenciosa”.

Energia fotovoltaica: é obtida quando a luz solar se converte em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de uma energia renovável, inesgotável e não poluente, que pode ser gerada em instalações que vão desde os pequenos geradores para autoconsumo até as grandes usinas fotovoltaicas.

Por Emerson Nascimento