Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
18/01/2023
Prefeitura fortalece Educação Inclusiva e adquire materiais em Libras para escolas municipais
Diversidade e inclusão fazem parte do cotidiano do âmbito educacional. Visando proporcionar ferramentas de aprendizado para a criançada e integrar cada vez mais os alunos com deficiência auditiva, a Prefeitura de São Vicente traz mais uma novidade para 2023, abastecendo toda a rede municipal com material pedagógico em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Educação (Seduc) e Foccus Educação e Tecnologia - serviço de atendimento educacional especializado.

Agora, todas as unidades passam a ser contempladas com o ensino da linguagem.

A nova disciplina atuará como instrumento para o enriquecimento curricular, visto que o ensino em Libras é abordado em diversos segmentos nos cursos superiores.

"Esse é mais um importante passo para que possamos fortalecer a Educação no Município e, acima de tudo, ressaltar a área como ferramenta de socialização. Educação é para todos. Por isso nossa preocupação em oferecer melhor estrutura e equipamentos aos professores e aos nossos estudantes", pontua o prefeito Kayo Amado.

Os livros-jogos que compõem o material serão disponibilizados a todos os docentes da rede. Com essa entrega, a nova metodologia já passa a ser aplicada neste semestre.

Educação - O setor tem sido tratado como prioridade pela Administração Municipal. Em 2022, pela primeira vez na história, a rede municipal de São Vicente foi contemplada com a entrega de 43 mil kits escolares. Além disso, as unidades foram qualificadas com a entrega de notebooks para todos os docentes e equipamentos multimídia. Para a diversão da criançada, também foram entregues kits esportivos, brinquedos pedagógicos e parquinhos de diversão.

Dando sequência a este projeto que visa reformular o sistema educacional da Cidade, neste ano, a Prefeitura reinaugura oito escolas. Vale lembrar que, em 2022, outras diversas unidades passaram por reforma, um exemplo é a Caic Ayrton Senna.

Os kits escolares já estão confirmados e serão mais uma vez entregues à mão da criançada, para a realização do ano letivo.

“Educação é mudança a longo prazo. Quando falamos em transformação, é isso que buscamos, impactar na vida dos vicentinos. Aos poucos, estamos mudando o cenário da Educação no Município, dando merenda de qualidade e materiais aos estudantes e dignificando o trabalho dos profissionais com equipamentos de qualidade”, salienta o prefeito Kayo Amado.

Por Guilherme Sibilio