Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
19/01/2023
Núcleo Municipal de Atendimento ao Autista II (Numaa) é inaugurado no Parque das Bandeiras
A mãe de Breno, 13 anos, Maria Lucia Alves de Lima, moradora no Jardim Irmã Dolores, Área Continental, estava encantada com a EMEF Numaa II, que foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (18), no Parque das Bandeiras. "Meu filho é autista e esse é um espaço adequado para ele e a equipe é sempre atenciosa com todos".

Outra mãe satisfeita era Vanilza dos Santos Silva, residente na Vila Ema, cuja filha Melissa, 11 anos, tem microcefalia e é também autista. "Ficou ótimo o espaço, pois é adaptado. Para minha filha, que não anda ainda, o ambiente é excelente".

A entrega do equipamento, que atende aproximadamente 80 alunos com múltiplas deficiências e condições, entre elas autismo, síndrome de down e paralisia cerebral, contou com a presença do prefeito Kayo Amado. "Às vezes, administrar a Cidade vai além desse contato de estar perto, de conversar com as pessoas, que é uma parte de administrar. A outra parte é quando a gente começa a resolver os problemas, que são pilhas de processos e burocracias e que, muitas vezes, demoram muito mais do que gostaríamos para colocar um fim em problemas simples. Mas hoje estamos aqui porque essa questão foi resolvida e agradeço a toda a equipe envolvida para que isso se tornasse realidade".

Presente na inauguração do NUMAA II, a vice-prefeita Sandra Conti afirmou que essa conquista realmente é especial. "Faço questão de estar presente nos eventos, pois são locais que sempre saio melhor do que entrei. Foi uma espera necessária, e que capricho! As nossas crianças merecem esse equipamento que estamos inaugurando hoje".

A secretária de Educação, Nívea Marsili, comentou que o objetivo é arrumar São Vicente sem reclamar do passado, mas sabendo que o passado é muito forte. "É um passado de cal. Cal na parede e é muito difícil fazer isso, pois cal não tira a goteira do teto, não tira a parede torta, não arruma a estrutura no chão. Então, às vezes demora um pouco mais. Por isso, o que for feito não será um cal na parede. O mais importante é o que vai dentro do equipamento e estamos garantindo isso".

A diretora da escola, Patrícia Gomes Anunciato, afirma que foi um espaço bem pensado. "Foi um ganho enorme porque o espaço é muito mais amplo, confortável e proporciona uma educação maravilhosa para eles, que merecem".

Com turmas no período da manhã e à tarde, o NUMAA II ainda oferece oficinas, culinária e artesanato, e está com matrículas abertas.

Interessados em matricular seus filhos podem comparecer na unidade que fica na Rua Prefeito Rodolpho Mikulasch, 355 - Parque das Bandeiras.

A unidade conta com uma equipe de profissionais habilitados em educação especial, enfermaria e atendentes de educação.

Estiveram também na cerimônia de inauguração do NUMAA II vereadores, colaboradores da Seduc, familiares e alunos da unidade.

Por Carmen Doria