Santos - São Paulo - Brasil, 03 de maio de 2024.
20/01/2023
Exposição fotográfica conecta São Vicente à Vila Viçosa, terra de Martim Afonso de Sousa
Em comemoração aos 491 anos de São Vicente, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Fundação da Casa de Bragança apresentam a exposição fotográfica ‘’Elos do Patrimônio: São Vicente e Vila Viçosa’’, a partir de terça-feira (24).

A iniciativa destaca os elementos arquitetônicos, monumentos e patrimônios que conectam a encantadora vila portuguesa, terra de Martim Afonso de Sousa, com a Primeira Vila do Brasil.

Quem quiser conferir a mostra gratuita, basta comparecer no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 365, Centro), das 9h às 17h, até 3 de fevereiro.

Martim Afonso - Tendo a história como elo entre as cidades, foi em Vila Viçosa, em Portugal, que nasceu Martim Afonso de Sousa, enviado pelo Rei Dom João III, em 1530, com objetivo de acabar com o tráfico e encontrar os caminhos do Peabiru, que, segundo relatos de navegantes, esbanjava prata e pedras preciosas.

Mais tarde, em 1532, Martim Afonso elevou o povoado de São Vicente à categoria de Vila. Assim, constituiu a Igreja, a Casa de Câmara, a cadeia e o Pelourinho, símbolos da colonização portuguesa, fundando a Primeira Vila Oficial do Brasil, em 22 de janeiro de 1532.