Santos - São Paulo - Brasil, 18 de maio de 2024.
22/01/2023
Com domingo (22) marcado por extensa programação, São Vicente comemorou seus 491 anos
A Primeira Cidade do Brasil completou 491 anos de histórias e tradições neste domingo (22), que foi repleto de atividades para a população.

Os hasteamentos das bandeiras de São Vicente, do Estado de São Paulo e do Pavilhão Nacional deram início às comemorações, seguidos da tradicional missa celebrada na Igreja Matriz e a procissão até o Paço Municipal, onde aconteceu a benção à Cidade.

Partido em 491 pedaços, o bolo de aniversário simbolizou o início de mais um novo ciclo para São Vicente. A produção foi encabeçada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV). A população pôde apreciá-lo e “receber os presentes” logo em seguida, com diversos anúncios feitos pelo prefeito Kayo Amado.

“Ainda falta muito. Meu sonho transcende. Quero ver essa Cidade gerando muito emprego e cuidando bem daqueles que precisam. Isso se faz no dia a dia, um passo de cada vez. Essa semana foi muito abençoada, pois anunciamos a entrega de uniforme completo para todas as crianças, nova maternidade, revitalização de espaços públicos. Estamos fazendo as coisas chegarem onde não chegavam. Esse é o grande legado do aniversário de 491 anos de São Vicente”, ressalta o prefeito.

Ato Ecumênico

Na parte da tarde, a Subprefeitura da Área Continental, no Jardim Rio Branco, recebeu um ato ecumênico com presença de lideranças de diversas crenças.

A solenidade reuniu os seguintes representantes:

- Comunidade Espírita Kardecista: Catarina Darc Rosa, da Seara Espírita Casa do Aprendiz, na Cidade Náutica;
- Comunidade Judaica: Sérgio Fang, líder comunitário da Sinagoga De Santos;
 - Igreja Católica: Padre Luciano Barbosa de Souza, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Rio Branco;
- Igreja Evangélica: Pastor Ailton de Paulo, da Igreja Assembleia de Deus, no Parque Continental - Ministério de Santos;
- Povos Indígenas: Cacique Erá, da Etnia Guarani Guiá, da Aldeia Paranapuã;
- Religiões de Matriz Africana: Mãe Benedita, Sacerdotisa da Umbanda e Presidente da Associação Filhos de Aruanda e Mãe Nalva de Ayrá, ministra religiosa de Candomblé;
- Religiões de Matriz Oriental: Ministra Evalni Maria Gonçalves Dutra, da Igreja Messiânica de São Vicente.

Diversas autoridades dos âmbitos federal, estadual e municipal marcaram presença nas solenidades de aniversário de São Vicente. O prefeito Kayo Amado agradece a presença da vice-prefeita Sandra Conti, da deputada federal Rosana Valle, dos estaduais, Paulo Corrêa Júnior, Caio França e Solange Freitas, representantes dos deputados estaduais, Tentente Coimbra e Coronel Telhada, dos vereadores, Adilson da Farmácia, Benevan Souza, Dercinho - o Negão do Caminhão, Jailton Jatobá, Jabá Bezerra, Jefferson Cezarolli, Jhony Sasaki, Higor Ferreira, Rodrigo Digão, Rogério Barreto, Prof. Thiago Alexandre e Tiago Peretto, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), Thaynã Carneiro, e dos secretários municipais de São Vicente.