Santos - São Paulo - Brasil, 04 de maio de 2024.
30/01/2023
Prefeitura de São Vicente contrata empresa para gestão de resíduos
"Foram seis meses de muito trabalho, com processos bastante burocráticos, mas finalmente agora a Cidade conta com uma empresa especializada na gestão de resíduos sólidos, que vai nos ajudar a resolver um problema histórico", assim definiu o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, ao anunciar o contrato com a empresa SBR neste sábado (28).

A informação oficial foi publicada no Boletim Oficial do Município (BOM), de sexta-feira (27).

Em live nas redes sociais, o chefe do Executivo, ao lado do vereador Jatobá, líder do governo na Câmara, lembrou que o Município sofre há décadas com o descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC). A Prefeitura recolhe esse material que, muitas vezes, acaba se misturando a outros tipos de resíduos, impedindo o reaproveitamento.

Outra dificuldade é que São Vicente não dispõe de áreas regulares para depositar esses resíduos recolhidos.

"Quando assumimos, não tinha contrato assinado de separação de resíduos, não tinha área regularizada para essa finalidade. Eram vários problemas e sofremos muito", comenta o prefeito Kayo Amado.

Até o momento, os resíduos recolhidos pela Cidade eram depositados em um terreno no bairro Jóquei Clube, mesmo local onde a empresa SBR instalará sua base e começará, já na próxima semana, a fazer a gestão desses materiais, separando e dando a destinação correta.

O trabalho deste tipo de empresa em São Vicente é inédito e ficará sob fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM). A vigência do contrato é de 30 meses, no valor de R$ 24,7 milhões.

SBR - A SBR é uma empresa que atua na gestão integrada de resíduos sólidos, com ampla estrutura de recebimento e reciclagem de resíduos da construção civil onde é referência nacional pela sua expertise. Ainda fornece agregados reciclados, atuando em todos os segmentos da construção civil, atendendo mercados públicos e privados.
Ainda durante o anúncio, o prefeito Kayo Amado reforçou que a colaboração dos munícipes é fundamental para uma ‘virada de chave’ na problemática do lixo e descarte de resíduos na Cidade, que impacta diretamente no escoamento da água das chuvas e da maré em dias de alagamento. Para isso, o serviço de cata-treco está disponível em todos os bairros.

Cata-treco - É o serviço que recolhe materiais inservíveis como móveis, madeiras, metais, eletrônicos, telhas, galhos e eletrodomésticos. No caso de resíduos da construção civil, a Prefeitura realiza o recolhimento somente de 1m³ ou cinco sacos de estopa. Para quantidades que ultrapassem esse limite, o munícipe precisa contratar uma empresa de caçamba particular para a retirada e destinação correta.

Para solicitar a retirada, agora existe o WhatsApp. Basta adicionar o número (13) 97423-4472 nos contatos do seu celular e enviar mensagem. Este serviço funciona na Área Insular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Vale ressaltar que este contato não aceita ligações.

Já para quem deseja agendar via ligação ou e-mail:

Área Insular: (13) 3461-1096 / 3464-1018 / 3461-1105
Área Continental: (13) 3566-6013