Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
31/01/2023
AMEI Rei Pelé é primeira escola a homenagear Atleta do Século
Uma grande festa celebrou um marco histórico para São Vicente nesta segunda-feira (30). Foi inaugurado o Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé, justamente um dia após seu falecimento ter completado um mês. A unidade localizada no Samaritá é a primeira escola a homenagear o Atleta do Século e a primeira em tempo integral no Município.

O local atenderá 640 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), das 7h às 17h. Todas as salas de aula são climatizadas e possuem equipamento multimídia e cortinas.

Além do prefeito Kayo Amado, a cerimônia contou com a presença do campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, Mauro Silva, representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e outras autoridades, como o CEO da Sports 10 - empresa responsável pelos direitos de imagem do Rei, Joe Fraga, o secretário Executivo do Estado de SP, Vinicius Neiva, o deputado estadual, Caio França, além dos vereadores e secretários municipais. O evento também abriu as portas para a maior organizada do Santos Futebol Clube, a Torcida Jovem.

Dono de um coração branco e preto, o prefeito recordou suas principais memórias envolvendo Pelé e pontuou que, embora não tenha conhecido o Rei, quer expandir seu legado para as crianças da Cidade. “No velório do Rei fiquei minutos lembrando as histórias que meu avô contava. Não consigo nem explicar o sentimento de inaugurar algo desse tamanho, levando o nome do maior de todos, fazendo jus a um dos seus objetivos. Quando ele fez o milésimo gol, disse: ‘cuidem das nossas criancinhas’. Não tem jeito melhor de fazer isso senão com ensino de qualidade, boa alimentação e esporte. Tudo isso vai ter na AMEI Rei Pelé. É muito mais do que estampar as imagens do Rei, é eternizar o seu legado. Hoje é um dia de alegria”.

Mauro Silva enalteceu a iniciativa da Prefeitura de São Vicente e ressaltou a importância da valorização dos ídolos no Brasil. “Estou emocionado. Ideia brilhante. Perdi meu pai com apenas 12 anos. Tudo que me tornei também foi graças à base acadêmica que tive, não só ao futebol. A carreira do jogador é curta. Essa escola em tempo integral, unindo esporte e educação com o nome do Rei, certamente irá inspirar muita gente. Nossa identidade como País é graças a ele. Todos conhecem o Brasil por causa de Pelé".

Com ilustrações em grafite do maior jogador da história, a quadra da AMEI recebeu centenas de pessoas que se emocionaram com a homenagem e com a estrutura da unidade.

Além dos componentes curriculares, os alunos da AMEI Rei Pelé terão no contraturno atividades de música, tecnologia, projetos eletivos, esporte e inglês, buscando a formação do estudante na sua integralidade.

São dez salas de aula para os componentes do currículo comum e dez salas ambiente para o desenvolvimento das atividades diversificadas.

Para socializar a criançada e proporcionar momentos de lazer, além da quadra poliesportiva, o local conta com espaço recreativo e parque de diversões.

"Quem viu Pelé jogar é privilegiado. A grande maioria não teve essa oportunidade, porém, essa iniciativa leva ao pé da letra o legado 'Pelé Eterno' e valoriza o maior jogador que o mundo do futebol já viu”, ressaltou o CEO Joe Fraga.

A secretária de Educação, Nivea Marsili, não conteve a emoção e agradeceu a todos que fizeram parte do ciclo que tornaram a escola uma realidade. “É muito fácil trabalhar com a equipe que tenho. Desejo, do fundo do coração, que tudo o que vocês fizeram por essas 640 crianças volte em dobro”.

“Que presente lindo nossas crianças estão recebendo hoje. Uma escola à altura do nome que carrega e, sobretudo, à altura dos que os pequenos merecem", comemorou a diretora da unidade, Regina Davino Rizzo.

Em nome da Torcida Jovem, o presidente e fundador da maior organizada do Santos, Cosmo Damião Freitas Cid, mensurou a importância do Atleta do Século em sua vida. “É um dos seres mais fantásticos da face da Terra, que homenagem maravilhosa. Para quem não sabe, a nomenclatura ‘Torcida Jovem’ veio graças a ele. Pelé nos chamava de jovens e, então, resolvemos adotar essa como a marca da maior organizada do Peixe. É só mais uma das histórias que envolvem este cidadão a quem devo minha vida”.

Educação - A inauguração da primeira escola de tempo integral em São Vicente é mais um marco que representa a virada de chave promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), visando reformular o cenário do âmbito educacional na Cidade.

Em 2022, pela primeira vez na história, a rede municipal de São Vicente foi contemplada com a entrega de 43 mil kits escolares, notebooks para todos os docentes e equipamentos multimídia. Para as aulas de educação física e diversão da criançada, também foram entregues kits esportivos, brinquedos pedagógicos e parquinhos de diversão.

Além disso, diversas unidades da rede têm passado por uma série de melhorias. Na sexta-feira (27), por exemplo, foi inaugurada a UE Kelma Maria Toffeti Gonçalves.

Os kits escolares para o ano letivo 2023 já estão confirmados e serão mais uma vez entregues aos alunos. Por falar em entrega, pela primeira vez na história, o Município adquiriu uniforme completo para todas as crianças da rede. O kit compõe bermuda ou shorts-saia, calça, camiseta regata e meia manga, meias, tênis e mochila (de rodinha e costas).

Por Guilherme Sibilio