Santos - São Paulo - Brasil, 06 de maio de 2024.
01/02/2023
Seduc anuncia entrega de kit escolar para primeiro dia de aula
Os 39.808 alunos matriculados na rede municipal de São Vicente retornam às aulas na segunda-feira (6) com muitas novidades. Além da programação especial de acolhimento, a Secretaria de Educação (Seduc) confirmou a entrega dos kits escolares para os estudantes de 1º a 9º ano, logo no primeiro dia de atividades. Composto por caderno, lápis, borracha, agenda, lápis de cor, tesoura, entre outros itens, o material será entregue aos responsáveis na própria unidade.

Em iniciativa inédita no Município, o kit escolar passou a ser fornecido em 2022, visando um ganho no processo de aprendizagem.

Outro marco que representa a virada de chave promovida pela Seduc está no fornecimento de uniforme completo, já em produção, composto por calça, shorts-saia ou bermuda, camiseta (regata e meia manga), tênis, meias, agasalho e mochila. Os pais que já informaram a numeração receberão os uniformes a partir de março. A Seduc pede que os demais responsáveis informem o mais rápido possível a numeração, para que as crianças recebam o uniforme na medida certa.

Além disso, 44 unidades já receberam os kits esportivos, composto por dez bolas de futsal, dez bolas de vôlei, cinco bolas de basquete, cinco bolas de handebol, uma rede de vôlei, bambolês, conjunto de tênis de mesa e 40 cones.

Ainda este ano, todas as salas de aula terão kit multimídia, com data-show para uma aula mais dinâmica e atrativa. Os equipamentos começaram a ser instalados no final de 2022. O serviço de internet por meio de fibra óptica também está chegando em todas as escolas e creches municipais. A EMEF União Cívica (Parque São Vicente) foi a primeira a receber a instalação, para atender demandas administrativas e pedagógicas da unidade, com uma conexão mais rápida, estável e segura.

Acolhimento - As unidades da rede municipal estão preparando uma programação especial de acolhimento nas escolas, com contação de histórias, atividades práticas, teatro e oficinas. No Berçário I e II e Maternal I e II, haverá um horário especial na primeira semana. As turmas serão divididas em dois períodos: manhã e tarde. De 6 a 10 de fevereiro, as crianças entram às 7h e saem às 10h; no período da tarde, entram às 13h e saem às 16h. De 13 a 17 de fevereiro, as atividades vão das 7 às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde).

Calendário - O calendário escolar deste ano também está definido. No Ensino regular, as aulas seguem até 22 de dezembro, totalizando 201 dias letivos, com recesso de 10 a 21 de julho. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o primeiro semestre segue até 4 de julho, enquanto o segundo semestre encerra-se em 22 de dezembro.

Educação em números - São Vicente conta com 50 creches, 62 escolas, dois Centros de Educação de Jovens e Adultos, dois projetos semi profissionalizantes e dois NUMAA’s, totalizando 1.672 professores, além de 282 profissionais na equipe pedagógica, entre diretores, coordenadores e assistentes de direção.